Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar no dia 2 de fevereiro, às 10 horas, os dados das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022. O município escolhido para sediar o evento é Ponte Alta do Tocantins, portal de entrada do parque do Jalapão. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann; o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e demais autoridades estarão presentes.

Serão divulgadas as coordenadas geográficas dos endereços de todos os domicílios e estabelecimentos visitados durante a operação de coleta do Censo 2022, juntamente com a classificação da finalidade de uso para cada um deles. A captação dessas coordenadas para todos os endereços do país, incluindo as áreas urbanas, foi uma das inovações do Censo Demográfico 2022, resultando em um cadastro de endereços 100% georreferenciado pela primeira vez. 

Essa inovação, além de fornecer um panorama completo da cobertura territorial da coleta realizada pelo IBGE, permite espacializar de forma mais precisa sobre o território todos os dados estatísticos divulgados como resultados do Censo, agregando-os nos mais diversos recortes geográficos.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação ambiental onde se encontra alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins. Com suas cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, dunas de areias douradas, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas, a região atrai muitas pessoas para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

Ponte Alta do Tocantins, por sua vez, é uma cidade histórica, tradicionalmente conhecida como o portal de entrada do Parque do Jalapão. Seus principais atrativos naturais são: Pedra Furada e Cânion Sussuapara. Sua origem figura desde o fim do século XIX, quando à margem do Rio Ponte Alta, canoeiros, caçadores e pescadores, seus primeiros moradores, davam início à vida social nessa localidade que era um Distrito de Porto Nacional, chamado Bom Jesus de Ponte Alta. Em 1938, formou-se o povoado Ponte Alta do Norte, nome originado de uma árvore caída à margem do rio, que servia como ponte. Após mudar o nome para Iabetê, a emancipação da Vila foi aprovada em 14 de novembro de 1958, dando origem ao município de Ponte Alta do Norte que, com a criação do Estado do Tocantins, recebe a denominação de Ponte Alta do Tocantins.