Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciou nesta segunda-feira, 22, o monitoramento para Influenza Aviária (IA) e Doença Newcastle (DNC) na avicultura comercial e de subsistência 2023/2024. Equipes vão visitar, até junho deste ano, as granjas comerciais e propriedades rurais nos municípios indicados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que se baseia na rota Brasil-Central de aves migratórias. O objetivo é comprovar a ausência viral e, em casos suspeitos, uma rápida investigação e erradicação.

O trabalho consiste na coleta swab da traqueia e da cloaca das aves, além da retirada de sangue para aquisição de soro. O material é enviado no prazo de 96 horas ao laboratório oficial para resultado diagnóstico. “É o segundo ano que estamos realizando este monitoramento que nos dá subsídio para uma série de medidas sanitárias, bem como é uma ferramenta essencial de prevenção”, analisa a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (Pesa), Mariana Teles.

O Tocantins é livre das doenças citadas e segue o Plano de Vigilância do Mapa, que tem entre os principais objetivos a detecção precoce nas populações de aves domésticas e silvestres; a demonstração de ausência na avicultura industrial; e o monitoramento das ocorrências de cepas virais da IA para subsidiar estratégias de saúde pública e saúde animal.

Prevenção

A recomendação para os produtores rurais é que as aves só devem ser adquiridas em casas agropecuárias licenciadas que compram de empresas que apresentaram o boletim sanitário afirmando que os animais foram vacinados e estão com a sanidade em dia.

Notificação

Diante de qualquer suspeita da doença, o produtor pode entrar em contato em uma unidade da Adapec presente em um dos 139 municípios do Estado ou pelo telefone 0800 063 1122.