Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelou que a demanda por procedimentos estéticos no país cresceu expressivos 390%. O levantamento mostrou também que 80% das 1,2 mil pessoas entrevistadas já passaram por algum tratamento não invasivo. Na pesquisa, a busca pela harmonização facial com aspecto natural é um dos métodos mais procurados.

Com o avanço da tecnologia e a evolução de técnicas já consolidadas, a procura por procedimentos de Harmonização Orofacial (HOF) deve seguir em alta em 2024. Ao longo dos últimos anos as tendências de harmonização facial vêm conquistando o interesse geral, inclusive de figuras públicas. Celebridades como MC Daniel, Bianca Andrade do BBB 20, Solange Almeida e Viny do BBB 22 já fizeram o procedimento, tornando público os resultados em antes e depois que surpreendem nas redes sociais.

A demanda por procedimentos estéticos nos últimos anos tem sido tão grande que ferramentas de pesquisa online, como o Google, apontaram para um aumento significativo de 540% nas consultas relacionadas à harmonização facial em 2020.

Para este ano, a procura por contornos naturais e que buscam a valorização da beleza e individualidade de cada pessoa vem crescendo e devem predominar. Segundo a doutora Andressa Barros, cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial, procedimentos que utilizam a toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e injetáveis com uso de ácido hialurônico são apostas fortes.

“O tratamento com toxina botulínica tem como objetivo rejuvenescer e aprimorar a harmonia facial, reduzindo rugas e linhas de expressão. Com uma eficácia média de quatro a seis meses, pode ser utilizado para diversos fins, desde suavizar rugas na testa até corrigir o sorriso gengival. Já os bioestimuladores de colágeno, que podem ser usados tanto no rosto como no corpo e promovem o estímulo local de colágeno, ajudam a pele ficar mais tonificada. Outra tendência são os procedimentos de preenchimentos com ácido hialurônico, destinados a reverter os sinais de envelhecimento. A substância, naturalmente produzida pelo organismo, atua como um hidratante eficaz, proporcionando uma pele mais elástica e rejuvenescida. Os objetivos principais incluem o preenchimento de rugas, reposição de volume perdido, realce de contornos faciais e melhoria na hidratação da pele.

Adepta de procedimentos estéticos faciais há alguns anos, Monize Araújo, servidora pública diz que deve continuar fazendo uso de diferentes técnicas em 2024, mas que sempre busca informações quando decide realizar um novo procedimento.

"Acho que podemos recorrer a tecnologia para nos sentirmos mais bonitas e mais confiantes. Tudo sempre com muita segurança, claro. É muito importante para mim me informar sobre os procedimentos desejados, principalmente com quem já tem o hábito de fazê-los”, conta.

Monize, que já fez harmonização facial, conta que sempre busca bons profissionais e não acredita em nada que promete fazer “milagres”. “Sempre procuro especialistas que confio, que são capacitados. Fico atenta a técnicas que prometem demais e não entregam nada. Busco me informar sempre, afinal, é um assunto sério, que mexe muito com a autoestima”, afirma.

De acordo com doutora Andressa, a harmonização facial pode sim reforçar os aspectos positivos e salientar a beleza de cada um, sem modificar a face do paciente. “Sou procurada por pessoas que querem desfazer procedimentos que não deram certo porque querem uma aparência mais natural. Faço procedimentos personalizados e sem exageros. Quero que meu paciente seja alguém confiante, que se ame. Por isso priorizo tratamentos que valorizam o melhor de cada um. E é isso que queremos estimular para 2024”, finaliza. (Cênicas Comunicação)