Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação Singular Comunicação

Foto: Divulgação Singular Comunicação

Em fevereiro de 2022, o Lago Center Shopping de Araguaína começou a ser construído com as etapas de terraplanagem do terreno e, em agosto do mesmo ano, a fase de fundação foi iniciada. Após quase dois anos, a obra já está em processo de finalização e com previsão de inauguração para daqui a poucos meses, menos de dois anos e meio do começo da obra.

A celeridade na construção é resultado de uma série de investimentos, técnicas, tecnologias e metodologias adotadas, todas dentro dos padrões mais modernos do mercado da construção civil. Aliada a tudo isso está também a montagem de uma equipe técnica com expertise no segmento de shopping centers.

O gerente de contratos da obra, Marcos Silva, é um bom exemplo disso. No currículo, está a atuação nas obras de construção e expansão de diversos shoppings pelo Brasil, entre eles o shopping Flamboyant, em Goiânia. 

“Tudo no Lago Center foi feito com muita qualidade: estrutura pré-moldada com cobertura em estrutura metálica, fechamento da estrutura com isopainéis, um material importantíssimo para o conforto térmico da área interna, entre tantos outros investimentos. Tudo está sendo pensado para oferecer a melhor experiência ao consumidor, com tecnologia de ponta”, informa Marcos. 

Fechamento em 10 meses

Em fevereiro de 2023, um ano após o início da movimentação de obra, a cobertura metálica estava começando a ser instalada. E, em novembro do mesmo ano, todo o empreendimento já estava devidamente coberto. 

“Nós temos uma área construída de mais de 26 mil metros quadrados, porque, conforme foram acontecendo os fechamentos comerciais, tivemos que aumentar alguns espaços, como o Planet Park, por exemplo. E em todo esse espaço, o padrão de fechamento interno e externo é eficiente”, comenta o gerente de contratos se referindo aos painéis termo acústicos do lado de fora e o drywall no lado de dentro.

O drywall é um material resistente, durável, leve e fácil de instalar, o que possibilita uma rápida execução.

Essas estruturas têm tecnologia para melhorar o isolamento do som e manter a temperatura ambiente. “Todas as nossas escolhas de materiais consideraram a característica de Araguaína, que é uma cidade quente, de modo que o ambiente seja o mais adaptativo possível”, pontua Marcos.

Isso também se estende para a escolha do material de fechamento da cobertura metálica. Abaixo das telhas zipadas, feitas sem emenda, existem camadas de facefelt, uma manta que proporciona conforto acústico e térmico, além de não ser inflamável.

Logística inteligente

Boa parte das mais de 26 empresas que forneceram todas as estruturas para a obra operacionalizaram a instalação dos seus produtos, garantindo a experiência técnica, eficiência e segurança durante a montagem. Foram mais de 300 trabalhadores atuando diretamente na obra.

Marcos também lembra que, para assegurar a gestão de cada etapa da obra e a grande quantidade de fornecedores, a expertise da ABL Prime, gerenciadora e sócia do Lago Center Shopping, fez toda a diferença;

“Nesse espaço logístico bem definido, conseguimos trazer toda nossa experiência para um empreendimento dessa natureza, entregando uma obra de altíssimo padrão, em uma velocidade acima da média”. 

Todo dia tem novidade

Recentemente, as instalações na fachada do empreendimento com detalhes em cores diferentes começaram a dar identidade ao shopping. Internamente, a escada rolante já foi instalada e os elevadores e banheiros já estão em fase de acabamento. 

“Conseguimos garantir que toda a estrutura necessária para os lojistas e consumidores termine em 30 de março de 2024. E a etapa final para a inauguração é a finalização da obra dos nossos lojistas”, finaliza Marcos Silva. (Singular/AI)

  (Foto: Divulgação Singular Comunicação)

 (Foto: Divulgação Singular Comunicação)