Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Foto: Divulgação Sebrae/TO

A partir da gestão compartilhada em torno das mudanças econômicas e sociais levadas pelo workshop do Sebrae Tocantins – Gente que faz – os empreendedores do Vale do Araguaia terão a oportunidade de fortalecer as lideranças regionais e estabelecer a visão de futuro do território empreendedor desta região. A iniciativa, que ocorreu nesta quinta-feira, 25, em Paraíso do Tocantins, reuniu prefeitos e gestores de 16 municípios, além de lideranças empresariais representantes da sociedade civil e organizada. 

A ação faz parte do programa Territórios Empreendedores que tem como foco mobilizar e apoiar as lideranças para a descoberta das vocações locais e otimização dos recursos com ênfase nos pequenos negócios. A Solução Líder propõe o desenvolvimento contínuo dos participantes e a potencialização das relações pessoais, organizacionais, locais e regionais. “O Sebrae tem papel relevante na instalação da estratégia dos territórios empreendedores à medida que estimula o protagonismo do grupo, respeitando a sua autonomia e a construção participativa da mudança. Assim, os avanços ocorrem de forma natural e constante”, pontua o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro. 

A metodologia está estruturada em oito encontros e quatro fóruns que irão valorizar o debate social. Durante o workshop desta quinta-feira, o empreendedor convidado Denis Amui, compartilhou sua experiência à frente de um empreendimento diante das mudanças ocorridas na última década, no Jalapão. “As lideranças e empreendedores dos municípios da mesma região precisam estar com as estratégias alinhadas, com sentimento de identidade e pertencimento para enfrentarem as diversidades e, assim, impulsionarem o desenvolvimento local”, salienta. 

O programa Líder oferece uma metodologia inovadora, que oferta capacitação aos líderes regionais para interagirem e promoverem o fortalecimento de seu território a partir da identidade e interesses comuns. 

Nesta direção, a gerente do Sebrae, Renata Moura, enfatiza que o evento desta quinta-feira pretende intensificar e otimizar os relacionamentos em rede, disseminando conhecimentos estratégicos e contribuindo como solução coletiva que pode impactar para o desenvolvimento da região. “Foi uma alegria ter o Sebrae de Paraíso repleto de lideranças que irão transformar positivamente a realidade municípios”, aposta. 

Entenda a jornada

Após a seleção de um território para receber essa estratégia de desenvolvimento, inicia-se a primeira etapa – Nosso Território. Respeitando a dinâmica já existente no local, é realizado um seminário com a participação do Sebrae, instituições parceiras convidadas e representantes locais. O objetivo é permitir que as instituições apresentem o seu histórico de atuação. Além disso, nessa etapa o Sebrae brinda o território escolhido com um observatório online de informações socioeconômicas daquele conjunto de municípios, o Observatório Data MPE Brasil.

A segunda etapa, chamada Conexões e Horizontes, é o momento para mobilizar lideranças voluntárias, visionar um futuro desejado e definir uma Agenda de Desenvolvimento Local, por meio da metodologia Lider, mas também ir além, com a definição de uma identidade local e a construção de um planejamento de comunicação e relacionamento do território.

Por último, na terceira etapa – Transformação, é hora de priorizar, conectar a estratégia com os parceiros e executar a Agenda de Desenvolvimento, por meio de ciclos anuais de planejamento e execução. Para isso, primeiramente, é são definidas os projetos e ações prioritárias. Em seguida, é realizado um seminário com a presença do Sebrae e de parceiros, para que conheçam as ações priorizadas e identifiquem suas possibilidades de contribuição. (Sebrae/TO)