Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nessa quinta-feira, 25, no Palácio Araguaia, uma comitiva formada por prefeitos, vereadores e secretários municipais das Regiões do Norte Araguaia e Xingu, no estado de Mato Grosso. O objetivo da reunião foi discutir um termo de cooperação na área da saúde entre os dois estados com vistas ao atendimento de pacientes de média e alta complexidade da região, pelo sistema de saúde tocantinense. 

Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes dos seus municípios procuram a capital tocantinense, em virtude da ausência de unidades de saúde para tratamento de algumas especialidades de média e alta complexidade na região e, também, pela distância da capital mato-grossense. 

O governador Wanderlei Barbosa destacou a alegria em receber a comitiva de Mato Grosso e vê com bons olhos a realização de uma parceria. “Recebemos, com muita alegria, os nossos vizinhos. Nós temos uma ligação, todo o intercâmbio na área de saúde, de educação, de comércio e nunca negaremos o atendimento”, pontuou o Governador.

“Vamos avançar no sentido de firmar uma pactuação, trabalhando com as equipes técnicas, nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes da região, aqui no Estado”,  explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, lembrando que a partir de um termo de cooperação, o Tocantins terá a possibilidade de ressarcimento financeiro pelos atendimentos realizados aos pacientes do estado de Mato Grosso. 

O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, ressaltou que essa cooperação já foi levada ao conhecimento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e que a reunião com o governador Wanderlei Barbosa foi importante para discutir a possibilidade e agilizar o processo. “O governador Wanderlei Barbosa foi bem solícito, os atendimentos já são realizados, mas nós queremos que seja formalizado. Então, foi uma reunião bastante produtiva”, declarou o prefeito, ao explicar que a Região Norte Araguaia tem muita dificuldade com alguns procedimentos de média e alta complexidade. “São 1300 km da capital e, aqui para Palmas, 580 km, então é menos da metade da distância”, completou. 

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, também destacou a receptividade do governador Wanderlei Barbosa e que Palmas constitui uma referência para o seu município na área da saúde. “Santa Terezinha é uma região muito distante da nossa capital, que é Cuiabá. E Palmas passa a ser uma referência na saúde para nós, é muito mais perto. O governador Wanderlei colocou as portas abertas da saúde para atender o nosso povo,  então eu fiquei muito feliz com o resultado dessa reunião”, frisou. 

A comitiva contou a participação dos prefeitos de Santa Terezinha, Thiago Castellan; de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago; de Confresa, Ronio Condão; vereadores das cidades mato-grossense, além dos deputados estaduais do Tocantins, Léo Barbosa e Olyntho Neto. (Secom/TO)