Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

Pacientes regulados pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguardavam por procedimentos eletivos, foram atendidos no mutirão ortopédico pediátrico, realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP), no domingo, 28. No total, sete crianças passaram por procedimentos como ostectomia de osso, alongamento e encurtamento ósseo, epifisiodese e pé torto congênito.

“Chamamos de pé torto congênito uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé, que acontece ainda na gestação. Apesar de raramente causar dores, é importante que o problema seja tratado, pois pode comprometer o uso de calçados comuns ou dificultar o andar da criança”, explicou o médico ortopedista Jorge Antônio da Silva.

'São deformidades ósseas que podem ocorrer como resultado de trauma ou por doença congênita, sequelas de fraturas, infecções e perda de osso. Os sintomas variam conforme o local e o osso em que ocorre alongamento ou encurtamento. Mas em geral ocorre sensação de dor e dificuldade de fazer o movimento normal, podendo ocorrer algum tipo de compensação”, complementou o profissional. 

A moradora de Ananás, Regiane Costa Silva, está acompanhando o filho de 10 anos que passou pelo procedimento de cirurgia de pé torto congênito. “Estávamos aguardando essa cirurgia há um ano mais ou menos. Graças a Deus ocorreu tudo bem e dia 15 nós vamos voltar para tirar o gesso. Agradeço o atendimento recebido, pois toda equipe foi atenciosa”, ressaltou. (Secom/TO)