Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Lançado em agosto de 2023, o projeto "Diálogos IBGE 90 Anos" tem como objetivo registrar a memória de quase nove décadas de atuação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), além de pensar diretrizes de um novo IBGE. Em 2024, a presidência do órgão dá continuidade ao projeto, mas agora voltado à participação da sociedade, envolvendo o poder público (União, Estados e Municípios), legisladores, entidades profissionais e de representação coletiva, além de estudantes, entre outros. O primeiro "Diálogos Externos IBGE 90 Anos" será realizado em Palmas/TO no dia 1º de fevereiro, às 9 horas, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O projeto será lançado no auditório da Reitoria da UFT. O objetivo é reunir os atores externos importantes para a concretização da missão do IBGE, o que só é possível com esta interlocução e integração, pois um Censo Demográfico, por exemplo, só é realizado com o envolvimento nacional coletivo e com metodologias internacionais reconhecidas.

O "Diálogos Externos IBGE 90 Anos" será realizado nas 27 capitais, em coorganizacão com as superintendencias do IBGE, mas em parceira com o poder público local e com apoio das entidades da sociedade que colaboram com os indicadores, eventos e ações do IBGE em cada Estado.

Programação do "Diálogos Externos IBGE 90 Anos":

8h30 - credenciamento;

9h - abertura IBGE e falas das autoridades locais;

9h30 às 10h30 - painel 1 - O IBGE e o Poder Público - secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura ;

10h30 às 11h – intervalo coffee break

11h às 12h - painel 2 - O IBGE e a sociedade - vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker.

Os painéis serão formados por autoridades locais e representações da sociedade, que compartilharão  suas vivências e experiências com o IBGE ao longo da história e do presente, bem como pensar o papel do novo IBGE pra o futuro.

"Diálogos IBGE 90 Anos"

Primeiramente com seus servidores, colaboradores, aposentado e sindicalistas, o "Diálogos" resultou em mais de dez mil participações e contribuições nos grupos e subgrupos temáticos, em 50 reuniões em modalidade presencial e remota, que geraram as diretrizes do IBGE, a partir de centenas de propostas e mais de duas mil páginas detalhando cada uma delas. Resultado que foi finalizado no primeiro "Encontro IBGE 90 Anos", realizado dias 16 e 17 de novembro, em Parada de Lucas, a maior unidade do IBGE no Brasil, mas que hoje precisa de uma revitalização, entre outras ações. (IBGE/TO)