Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou as obras da Escola Estadual em Buritirana, distrito a 75 km de Palmas. Acompanhado do secretário executivo da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, a visita aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2, após cumprir agenda com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município de Ponte Alta do Tocantins. A obra do Governo do Estado teve início em 21 de novembro de 2022 e, no momento, está com mais de 50% concluída.

Wanderlei Barbosa lembrou que esta é uma obra muito aguardada pela população local. “Começamos a construção dessa escola no padrão de qualidade das nossas unidades estaduais em 2022 e já percebemos o avanço na construção. Estamos com mais de 50% das obras concluídas e em breve iremos entregar mais uma estrutura que valoriza a educação no nosso Estado”, disse o governador.

Durante a visita, o governador Wanderlei Barbosa informou ainda que a Escola Estadual de Buritirana funcionará em uma modalidade diferenciada, levando em consideração as potencialidades agrícolas da região, favorecendo a formação de profissionais que possam atuar neste segmento. “Essa escola terá local para prática esportiva, refeitório, seis salas de aula e ambiente para fazer o dormitório dos alunos, pois, como informei, a modalidade de ensino nesta unidade será diferenciada”, acrescentou.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes reforçou como funcionará essa modalidade de ensino profissionalizante em Buritirana. "É uma região muito forte na agricultura e que merece uma escola como essa. Iremos apresentar todo o projeto ao governador e aqui deve funcionar uma unidade de ensino agrícola, modelo semi-internato, com cursos profissionalizantes, dentro da vocação dessa região", corroborou Edinho.

Moradora de Buritirana, Cleyde Viana Carmelio, tem dois filhos adolescentes e está feliz com a construção da escola com salas de aula e quadra coberta. “É algo muito bom para a gente, porque nossos filhos dependem da escola de Taquaruçu, então acaba sendo dificultoso. Meu filho vai e eu tenho uma preocupação com relação a isso, e tendo uma escola aqui em Buritirana os nossos filhos vão estudar mais próximo da gente”, relatou.

A Escola Estadual em Buritirana segue o modelo padrão das unidades estaduais com seis salas de aula; bloco de refeitório padrão; quadra poliesportiva coberta; combate à incêndio e pânico; e urbanização. O valor do investimento é de R$ 5.898.000,00 em mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). (Secom/TO)