Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Morgana Taíse/Secom-TO

Foto: Morgana Taíse/Secom-TO

Foi publicada no Diário Oficial do Tocantins (DOE) na sexta-feira, 2, a Portaria n° 200, de 31 de janeiro de 2024, que traz a lista com os nomes dos beneficiários que não realizaram a Prova de Vida 2023. Cerca de 750 pensionistas podem ter o benefício suspenso, a partir do mês de março.

De acordo com a Portaria, o pagamento suspenso será restabelecido após a efetivação da Prova de Vida, respeitando o cronograma de fechamento da folha de pagamento de benefícios do Igeprev.

Segundo balanço realizado pelo Governo do Tocantins, mais de 95% dos beneficiários (aposentados e pensionistas) do Instituto de Gestão Previdenciária realizaram a Prova de Vida 2023. O processo de atualização cadastral é de caráter obrigatório e deve ser feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS.

Para tentar reduzir o número de faltosos, 5%, o Igeprev está realizando uma busca ativa desses beneficiários, com contato por telefone e WhatsApp. “É importante que o segurado verifique se já realizou a Prova de Vida para não ter seu benefício suspenso”, alerta o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Devido ao procedimento ser realizado de forma digital, não é necessário o comparecimento na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e o reconhecimento facial dos segurados e beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio aplicativo Meu RPPS.

Vale salientar que, na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso. “É fundamental que os segurados e os beneficiários estejam atentos a todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS, para a realização da Prova de Vida”, destaca o presidente do Igeprev. O atendimento remoto se dá pelo 0800 647-0747. (Com informações Secom/TO)