Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os deputados estaduais Marcus Marcelo (PL-TO) e Gipão (PL-TO), comemoraram o anúncio feito pela companhia Azul Linhas Aéreas nessa terça-feira, 6, da expansão de voos para atender o município de Araguaína já no segundo semestre deste ano. Para os parlamentares, a medida irá fortalecer o crescimento regional e o bem-estar da população local.

Tanto Marcus Marcelo quanto Gipão já haviam aderido à campanha “Araguaína Precisa Voar”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). Em encontros que ocorreram neste mês de fevereiro com o novo presidente da entidade, o empresário Wiliam Rezende, os deputados apresentaram propostas de incentivo e ratificaram o apoio à ideia.

Redução do ICMS da aviação no Tocantins

No encontro com o presidente da Aciara, no último dia 2, o deputado Marcus Marcelo destacou o requerimento nº 1648/2023 em que pede estudo para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da aviação no Tocantins. “Com o ICMS do jeito que está, as empresas aéreas não têm interesse em operar em mais de um município do Tocantins. Levei essa discussão do transporte aéreo do Tocantins para a Casa porque, da forma como está, a legislação beneficia só a Capital Palmas, precisamos ampliar este olhar para outros municípios”, explicou.

De acordo com o requerimento apresentado pelo parlamentar no ano passado, Araguaína, polo da região norte, tem uma população flutuante de mais de 2 milhões de habitantes e os tocantinenses estão se deslocando para pegar voos em Imperatriz, no Maranhão, e Marabá, no Pará. Para Marcus Marcelo, o Estado deixa de arrecadar e todos da região se veem sendo obrigados a se deslocar por falta de opções.

Acompanhamento das obras do aeroporto

O deputado Gipão também se reuniu com o presidente da Aciara no último dia 3. No encontro, ele afirmou que tem acompanhado de perto as obras de modernização do Aeroporto de Araguaína, realizadas pela prefeitura, e a mobilização da sociedade para o aumento de voos diários.

Gipão destacou que sempre defendeu essa pauta e frisou a busca pela solução do problema ainda em 2019, quando era vereador e presidente da Câmara Municipal, chegando inclusive a realizar audiência pública, além de ir pessoalmente à sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília (DF), na tentativa de resolver a demanda.

“Vejo essa questão como um desafio a ser superado. É o desenvolvimento do município de Araguaína e a prosperidade da região que está em jogo. Então, é certo que se o aeroporto estiver apto a receber novos voos, não vamos abrir mão de lutar para que isto aconteça”, assegurou o deputado.

Anúncio da expansão de voos

Em reunião que aconteceu entre o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e representantes da companhia Azul Linhas Aéreas, nessa terça-feira, 6, em Barueri (SP), foi anunciado que a empresa começará a operar no município em agosto deste ano com um jato da Embraer 195 E2 com capacidade para 140 passageiros.

De acordo com a Aciara, atualmente, apenas a companhia aérea VoePass opera no aeroporto de Araguaína, com apenas três voos semanais. Atrasos, cancelamentos e altas tarifas são as principais queixas dos consumidores.