Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF

Representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF Foto: Vinícius Santa Rosa

Foto: Vinícius Santa Rosa Representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF Representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da Alemanha, em Brasília/DF

Nesta terça-feira, 6, representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília/DF, para apresentar projetos de sustentabilidade ambiental do Tocantins, dentre os quais há oportunidades de cooperação internacional. No encontro, ficou estabelecida a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, no qual a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de Governo da Alemanha, prestará apoio.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcelo Lelis, e a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais do Tocantins, Marli Santos, foram recebidos pela primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável/Florestas da Embaixada da Alemanha, Franziska Troeger, e pelas representantes da GIZ: a diretora de Projeto da Cooperação Técnica, Alicia Spengler e a assessora técnica, Renata Costa.

Foto: Vinícius Santa Rosa

Para o secretário Marcelo Lelis, o encontro abriu um importante canal de diálogo para avançar nas cooperações internacionais voltadas para os projetos ambientais do Tocantins. "Nós apresentamos alguns projetos prioritários para a gestão do governador Wanderlei Barbosa, nos quais temos a oportunidade de cooperação internacional. Junto aos representantes do governo alemão, recebemos apoio para a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, no qual a Semarh vai trabalhar com prioridade", afirmou.

O projeto de REDD+ Jurisdicional, projeto do Governo do Tocantins voltado para o mercado internacional de carbono, foi o mais evidenciado. A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais do Tocantins, Marli Santos, afirmou que, com o apoio da GIZ, agência do governo alemão, o Governo do Tocantins vai expandir ainda mais as fronteiras desse projeto. "Uma das nossas solicitações, para a qual já fomos atendidos, é que teremos o suporte da GIZ, para avançar com o registro dos créditos de carbono do nosso programa de REDD+ Jurisdicional", afirmou.

REDD+ Jurisdicional

Durante a reunião foi destacado que no mês de outubro de 2023, o Tocantins promoveu o I Fórum REDD+ Jurisdicional com Povos Originários, Tradicionais e Agricultores Familiares, reunindo 300 participantes para conhecer as experiências do Programa Global REDD Early Movers (REM), realizado pelos estados do Acre e do Mato Grosso, no qual o programa do Tocantins se inspirou. Essa iniciativa demonstra como o Governo do Tocantins já está atuando na prática para alcançar as metas estabelecidas pelo programa.

A primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Franziska Troeger, apresentou as diversas iniciativas do governo da Alemanha no Brasil e a disposição em colaborar com o Governo do Tocantins. "É essencial trocar lições aprendidas entre países e estados sobre mecanismos de financiamento climático e valorização da floresta em pé. Esta parceria permitirá que o Governo do Tocantins avance com a sustentabilidade ambiental e adote padrões internacionais relacionados aos créditos de carbono", finaliza a primeira secretária da Alemanha.