Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Gabriela Letrari/Secom Palmas

Foto: Gabriela Letrari/Secom Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza na sexta-feira, 16, mais um Dia D contra o mosquito da dengue - desta vez na região Norte da Capital. Os agentes de combate às endemias (ACE) da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) farão um mutirão para conscientizar a comunidade da Arne 61 (504 Norte) a manter o quintal sempre limpo e evitar água parada. A ação vai começar a partir das 8 horas e seguirá durante todo o dia.

Além do alerta à população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), parceira da Semus, também auxiliará com a realização da limpeza das áreas verdes e lotes baldios da quadra. 

A coordenadora de Controle Vetorial da UVCZ, Lara Betânia Araújo, ressalta que chuvas seguidas de calor intenso tornam um clima propício para a proliferação do mosquito, causador das arboviroses. “O mosquito se prolifera em água parada e possui uma diversidade de criadouros: caixa d'água, tonéis, frascos de plantas, calhas entupidas, piscinas sem tratamento adequado, pneus, garrafas, latas de refrigerante, cerveja, cascas de ovos, plantas que acumulam água (bromélias), carapaças de caramujos, dentro outros. Logo, o cuidado deve ser intensificado durante o período de chuvas, pois muitos criadouros ficam expostos acumulando água favorecendo a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito. É importante ressaltar que cada morador é responsável pelo seu imóvel e deve se programar para fazer uma vistoria semanal a fim de verificar se não há nenhum recipiente passível da acumulação de água. Dez minutos para preservar seu imóvel da infestação do Aedes",  pontua.

Outras ações

Ainda neste mês, será feito mais um Dia D contra o mosquito. A previsão é que a próxima localidade a ser contemplada com o mutirão de conscientização seja a Quadra Arse 131 (1304 Sul) no dia 23 de fevereiro. Em março, no dia 8, também está previsto que as atividades aconteçam no Lago Sul e no dia 22 do mesmo mês na quadra Arse 24 (210 Sul).

Além dos dias D, os agentes de combate às endemias têm realizado mutirões de visitas para detecção, remoção e/ou eliminação de possíveis criadouros do Aedes sp em várias quadras da capital. Durante as visitas, os ACEs orientam os moradores acerca  dos cuidados que se deve ter para impedir a proliferação do vetor e, consequentemente, da disseminação das doenças por ele transmitidas. (Secom Palmas)