Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Continuam abertas as inscrições para o edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica 2024. Com o objetivo de direcionar investimentos para projetos que irão gerar novos conhecimentos, tecnologias e inovação que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população na Amazônia, o Banco da Amazônia irá disponibilizar R$ 800 mil para impulsionar os projetos selecionados, dando prioridade a projetos que estejam alinhados com a sua atuação na Amazônia Legal.

O primeiro edital lançado pelo Banco da Amazônia aconteceu em 2015, contemplando 18 pesquisas no estado do Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. O segundo edital foi lançado em 2018, contemplando nos dois editais de pesquisa (2015 e 2018) todos os estados da Amazônia Legal em que o Banco tem atuação ativa. O último edital lançado foi no ano de 2022 - na ocasião foram recebidas 109 propostas de 23 instituições diferentes, estas, após a aplicação das etapas de avaliação para seleção, foram selecionadas 24 propostas.

“O Edital de Pesquisa se enquadra no eixo estratégico pesquisa, inovação e educação, que é o resultado da junção de dois eixos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Amazônia, que está alinhada diretamente com a atuação da nossa instituição”, destacou o Gerente De Estratégia, Organização E Sustentabilidade do Banco da Amazônia, Anderson Pereira.

Um dos projetos selecionados através do edital de 2022 é o do pesquisador da Embrapa, Divonzil Cordeiro, do Tocantins. Com o projeto de Segurança Alimentar, o pesquisador tem o objetivo de propor alternativas para alguns dos principais problemas urbanos, a destinação de materiais que possuem potencial para reutilização e/ou reciclagem, e para a produção de alimentos saudáveis. Inicialmente a proposta é selecionar participantes de diferentes grupos de moradores, para serem pontos de multiplicação de conhecimentos que deverão ser obtidos em diferentes capacitações disponibilizadas.

Segundo Divonzil, o principal objetivo do projeto é reduzir o volume de resíduos orgânicos produzidos pelos diferentes públicos. “O foco é transformar este material em bioinsumos para produção de produtos agroecológicos, melhorando a alimentação de diferentes públicos e assim aumentando a segurança alimentar”, destacou Divonzil.

Os interessados em participar da seleção do edital devem realizar inscrição de forma gratuita, encaminhando as propostas para o e-mail: sustentabilidade@basa.com.br. As inscrições seguem abertas até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição e requisitos disponíveis no site oficial do Banco da Amazônia https://www.bancoamazonia.com.br/.