Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizada no dia 9 de fevereiro, na Fazenda Uruçu, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região já se consolidou como uma grande difusora de conhecimento para produtores rurais e profissionais da área agrícola. Em sua 14ª edição, o evento apresentou 26 cultivares de soja plantadas numa área experimental de 10 hectares.

Ao longo de oito estações, profissionais de empresas produtoras de sementes destacaram aspectos como potencial produtivo, adaptabilidade aos solos da região, práticas mais eficientes e sustentáveis para cultivo da oleaginosa e sanidade, além de responderem questionamentos dos participantes.

O público presente também teve acesso a uma área na qual empresas de diferentes segmentos expuseram as últimas novidades em máquinas agrícolas, e equipamentos de última geração, bioinsumos e veículos, e ainda disponibilizaram serviços nas áreas financeira e de construção.

A organização foi da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), com apoio do Sistema Faet/Senar-TO e parcerias das empresas Agroeste, Basf Credenz, Intacta, J&H Sementes, LG Sementes, Monsoy, Progresso Sementes, Seedcorp, Sementes Campeã, TMG, Uniggel Sementes, Agripon, Agrosul, Fabiano Parafusos, Grandtec Case, Grão de Ouro, Grupo Triunfo, JCO, MaqCampo John Deer, Mitsubishi/Marca Motors, Rovensa Next, Sicredi e Stara - Estância Máquinas. Já o Comitê Feminino da COAPA contribuiu na aplicação de uma pesquisa de opinião junto a associados da cooperativa.

No total, 341 pessoas se inscreveram para conferir a programação e receberão certificados de participação emitidos pelo Sistema Faet/Senar-TO.

Lançamentos

O gerente da Unidade Técnica da Coapa, Allan Jardim, explicou que os 26 materiais testados, que ainda não foram lançados no mercado, serão selecionados e, futuramente, podem ser cultivados nas áreas agrícolas da região. Os materiais estarão disponíveis para aquisição na área técnica da cooperativa.

“Aqui, nada mais é que a avaliação das novas tecnologias que as empresas estão lançando no ano de 2024", detalhou o executivo ao reforçar que as novas tecnologias e práticas eficientes têm como objetivo contribuir no aumento da rentabilidade nas lavouras.

“A cada ano que passa, a gente vem descobrindo as variedades que melhor se adaptam à região e tem crescido bastante a produtividade. Assim, vamos escolhendo, ano a ano, as variedades que mais se destacam”, pontuou o proprietário da Fazenda Uruaçu, Luiz Gilberto Ramos.

Informação para quem produz

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou que a 14ª edição da Jornada Tecnológica comprova sua tradição de propagar conhecimento e inovação. "É um evento referência para gerar um dos insumos básicos da agricultura: informação técnica. A Jornada é importante não só para nossos cooperados, mas também para técnicos da área e produtores que, eventualmente, não são nossos associados", afirmou o dirigente.

Parceiro na realização da Jornada Tecnológica, o presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, disse que o produtor rural está se aprimorando com mais dados técnicos. “A Jornada é um evento voltado para este público, logo, não poderíamos ficar de fora, trazendo tecnologia e inovação para a área”, completou.

A importância de estar antenado com as novas tecnologias também foi salientada pela produtora rural Simone Sandri. "Se nós não estivermos associados à tecnologia, nós podemos sair do mercado. A Jornada nos dá subsídio do que podemos melhorar nas nossas lavouras", afirmou.

O produtor rural Marcel Petter foi outro que enfatizou a importância da Jornada na disseminação de informações úteis para o homem do campo. "O produtor aprende mais e obtém mais experiências através da troca de informações. Aqui ainda temos acesso a novas tecnologias e ao que o mercado tem de atual para oferecer".