Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Arquivo Agência Brasil

Foto: Arquivo Agência Brasil

É crucial combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Mas, especialmente no início do ano, quando há um aumento de chuvas e elevadas temperaturas, isso se torna mais evidente. Com o intuito de alertar a população contra a proliferação do Aedes, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, destaca a importância de ações preventivas simples, mas, ao mesmo tempo eficazes, para conter o avanço do inseto.

As arboviroses, como são chamadas, são epidêmicas e transmitidas pela fêmea adulta do Aedes aegypti, mosquito que geralmente circula em regiões quentes e chuvosas. Os principais sintomas dessas doenças incluem: febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e nas articulações. Em casos mais graves, a doença pode resultar em hemorragia interna em órgãos e tecidos, podendo levar à morte.

A forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes é evitar sua reprodução, eliminando possíveis criadouros que acumulem água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de plantas e calhas, dentre outros. É o que reforça Antônio Rodrigues, gerente da área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na BRK. "Antes, acreditava-se que mosquito só se reproduzia em água limpa, mas agora sabemos que isso também se dá em água suja, nos obrigando a ser mais rigorosos em relação aos criadouros. Apesar disso, o combate à proliferação da doença continua sendo algo que depende muito de pequenas ações que tomamos dentro de nossas casas. A conscientização é essencial. E caso tenha alguns destes sintomas, deve-se procurar ajuda médica o quanto antes para diagnóstico e início do tratamento", orienta. 

Confira algumas dicas práticas para evitar a reprodução do mosquito:

  • Mantenha garrafas vazias viradas com a boca para baixo e evite água parada em potes e pneus;
  • Verifique o acúmulo de água parada nas calhas e mantenha a limpeza em dia;
  • Higienize e tampe corretamente a caixa d’água para evitar acúmulo de resíduos sólidos;
  • Certifique-se de que seu imóvel direciona a água da chuva corretamente para a rede de drenagem pluvial;
  • Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas;
  • Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia;
  • Utilize telas nas janelas para evitar a entrada dos mosquitos nos imóveis;
  • Limpe frequentemente os potes de água para animais;
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas;
  • Dê descargas em vasos sanitários pouco utilizados;

Limpe ralos e canaletas externas. Em ralos pouco utilizados, depositar uma colher de água sanitária em um litro de água limpa ajuda a evitar a proliferação do mosquito.