Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Com o objetivo de promover o direito à participação, à autoproteção e de qualificar as vozes de meninos e meninas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, abre vagas para a 3ª turma do curso Protagonismo Político e Cultural. Serão 40 vagas com bolsa-auxílio mensal de R$ 70,00, destinadas a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, residentes do setor Taquari. O prazo das inscrições vai até o dia 15 de março e ocorrerá por meio do Google Formulário, além do envio de documentações via WhatsApp da Organização.

A coordenadora do Projeto, Bárbara Xavier, comenta que essa iniciativa é uma forma de facilitar o conhecimento e o acesso das crianças e adolescentes aos seus direitos fundamentais, e de impulsionar a participação nas políticas públicas. Ela menciona que os primeiros encontros foram bastante produtivos e desafiadores, e que suas expectativas em relação ao impacto do curso para os meninos e meninas que participarão da próxima turma são bastante altas.

“Queremos que eles e elas tenham suas vozes fortalecidas e sejam protagonistas de suas próprias histórias, compreendendo e reconhecendo seus direitos e as formas de acessá-los e de se autoprotegerem. Fortalecer a participação de crianças e adolescentes é uma forma de assegurar que também acessem outros direitos e denunciem situações de violência e violação”, expõe.

A adolescente Clarisse Arruda, uma das participantes da 2ª turma do curso Protagonismo Político e Cultural, relata que durante a experiência dos encontros e atividades, se sentiu bastante acolhida e ouvida pela Organização. “No Cedeca eu aprendi meus direitos como adolescente e como mulher. Me sentia como se estivesse em casa. Eu amo aquele lugar e vou sentir muita falta”.

Essa é uma das atividades que compõem o programa Cuidar, desenvolvido em parceria com Kindernothilfe (KNH) e KZE/MISEREOR. A inscrição será realizada mediante Google Formulário e o/a interessado/a também deverá enviar documentação para o WhatsApp do Cedeca: (63) 99932-2007. Além de candidatar a criança ou o adolescente, os responsáveis legais também devem estar cientes das condições para permanência, informadas no formulário de inscrição.

Programa Cuidar

O programa Cuidar é formado por dois projetos: Rede de Cuidado e Educar para Transformar, que serão executados simultaneamente ao longo de 05 anos no setor Jardim Taquari, em parceria com as organizações alemãs Kindernothilfe (KNH) e Misereor. Durante as atividades executadas serão atendidas cerca de quatro mil pessoas, entre elas crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores/as e demais trabalhadores das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.

Após esses cinco anos, com a rota da mudança completa, o propósito é estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no setor Jardim Taquari em Palmas.

Para conhecer mais esse e outros projetos, acesse o menu “Institucional/Projetos Vigentes”.