Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nomeado pelo presidente Lula, o advogado Antônio Paim fará parte da Corte durante o biênio 2024-2026.

Nomeado pelo presidente Lula, o advogado Antônio Paim fará parte da Corte durante o biênio 2024-2026. Foto: Carlos Eller/TRE-TO

Foto: Carlos Eller/TRE-TO Nomeado pelo presidente Lula, o advogado Antônio Paim fará parte da Corte durante o biênio 2024-2026. Nomeado pelo presidente Lula, o advogado Antônio Paim fará parte da Corte durante o biênio 2024-2026.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, anunciou durante sessão ordinária do Pleno desta quinta-feira, 22, a nomeação do juiz substituto Antônio Paim Bróglio como membro titular da Corte. 

Nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 21,  o advogado Antônio Paim fará parte da Corte durante o biênio 2024-2026, na classe de juristas na vaga que antes era ocupada pela advogada Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack.

Segundo o desembargador, o trabalho prestado ao longo da atuação do juiz enquanto substituto tem contribuído para os avanços da Justiça Eleitoral no Tocantins. “É motivo de alegria. Uma pessoa a quem dedico muito respeito e consideração. Que sua continuidade venha enriquecer ainda mais esta Corte”, afirmou o presidente do TRE-TO.

O vice-presidente e corregedor do tribunal, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto também parabenizou o juiz Antônio Paim. “O presidente da República fez uma excelente escolha. A Justiça Eleitoral fica enriquecida com sua presença. Estamos tranquilos, porque sei da imparcialidade que rege sua conduta aqui na Corte”, destacou Helvécio de Brito.

O juiz que assumiu em janeiro de 2023, pela segunda vez, o cargo de membro substituto da Corte Eleitoral, destacou o compromisso e seriedade ao ser nomeado. “Recebo com muita responsabilidade esta indicação. Tenho consciência do dever  ético perante este tribunal, aos eminentes integrantes, aos servidores e eleitores”, ressaltou Paim.

Perfil

Antônio Paim Broglio é natural de Vacaria/RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e especialista em Direito Tributário. Essa é sua segunda passagem pelo TRE-TO, com primeiro biênio de 9/06/2020 a 9/06/2022. Desde 1991 atua na advocacia nas áreas de direito eleitoral, administrativo, constitucional, civil, comercial, processo civil, trabalhista, imobiliário e tributário. Foi assessor jurídico no Tribunal de Justiça, Casa Civil e Secretaria da Segurança Pública. Foi professor na Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins (Unest) e na Faculdade Serra do Carmo (Fasec)

Em junho de 2020, foi nomeado pela primeira vez como juiz substituto do TRE-TO no  biênio de 2020/2022. E foi destaque na atuação como juiz auxiliar da propaganda nas Eleições 2022. Já em janeiro de 2023, novamente assumiu o cargo de substituto para o biênio 2023/2025. (TRE/TO)

(Foto: Carlos Eller/TRE-TO)