Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares/Adapec

Foto: Mateus Soares/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) orienta os consumidores a ficarem atentos com a aquisição de pescado, principalmente nesta época da Quaresma onde o consumo de peixes tem uma grande procura e o produto quando não é inspecionado pode oferecer riscos à saúde.

Segundo a inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Andréa Azevedo Pires Castro, o pescado pode perder a qualidade com muita facilidade, a partir do momento que sai da água ele ganha temperatura, e muitas vezes os peixes são colocados em recipientes sem higienização adequada que podem levar à contaminação. “É importante saber a origem do pescado e se o produto passou pela inspeção oficial”, ressaltou Andréa Azevedo.

O pescado quando inspecionado é acompanhado desde a sua produção até a sua retirada da água que vai direto para o gelo e encaminhado para um entreposto devidamente registrado no serviço de inspeção oficial, onde é processado dentro das normas higiênico-sanitárias, e assim, está apto para ser comercializado e consumido.

Além disso, passa por análises biológicas e físico-químicas periodicamente para garantir a qualidade dos peixes. As empresas cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) são obrigadas a enviar amostras de peixes para serem analisadas em laboratório, e essas análises devem estar dentro dos padrões exigidos pela legislação sanitária vigente.

Quando o consumidor tiver dúvidas sobre a qualidade do peixe ele deve perguntar sobre a origem do pescado, além de observar a qualidade no frescor do produto, brilho das escamas, superfície do corpo limpo, olhos transparentes, brilhantes e inteiros na órbita, guelras bem vermelhas, cheiro de peixe fresco e corpo firme.

Dados

O Tocantins conta atualmente com dois frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) em pleno funcionamento, com abrangência para comercializar em todo o Estado, estão localizados nos municípios de Almas e Brejinho de Nazaré, onde a produção é fiscalizada pela Adapec. Além disso, há frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF), fiscalizados pelo município e pelo governo federal, respectivamente.