Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou de evento, em Brasília/DF.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou de evento, em Brasília/DF. Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou de evento, em Brasília/DF. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou de evento, em Brasília/DF.

O Governo do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, com o objetivo de conscientizar a população sobre ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. A ação, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), ocorre no sábado, 2 de março, com o tema 10 Minutos Contra a Dengue. 

O detalhamento das atividades foi divulgado nesta quarta-feira, 28, em Brasília/DF, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

Toda a população tocantinense pode participar da campanha. Em poucos minutos podem ser feitas medidas simples de limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.  

Algumas das ações que compõem o 10 Minutos Contra a Dengue são: deixar as caixas d’água vedadas; calhas totalmente limpas; poços e tambores bem fechados; pneus sem água e em lugares cobertos; garrafas vazias e baldes com a boca para baixo; ralos limpos e com tela; ar-condicionado com bandeja limpa e sem água; e deixar os pratos de vasos de planta com areia até a borda.

“Combater a dengue e as demais doenças causadas pelo Aedes aegypti é uma responsabilidade de nós gestores e de toda a população. Já estivemos reunidos com representantes de todos os 139 municípios e com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para garantir que a população tocantinense esteja protegida”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou do evento, em Brasília/DF, e ressaltou a importância da participação do Tocantins na mobilização contra a dengue. “O Tocantins está engajado na luta contra a dengue. Já estamos articulando com os municípios as ações a serem desenvolvidas no sábado, dia 2, e queremos contar com a adesão de toda a população tocantinense, uma vez que são os agentes mais eficazes para a eliminação dos mosquitos que, comprovadamente, tem se proliferado em residências e áreas urbanas”, pontuou o secretário. 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Yatha Anderson, explicou que as equipes das secretarias têm promovido, diariamente, ações de conscientização que, agora, são reforçadas com a chegada da vacina aos municípios. “Reforço, ainda, a necessidade da participação de todos nessa luta coletiva, com a limpeza dos quintais e evitando o acúmulo de água parada”, reforçou.

Prevenção

O Ministério da Saúde reforçou como principal ação de prevenção, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “É importante receber os agentes de Combate a Endemias e os agentes comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. Aliado a isso, estamos focados na imunização da população, com a distribuição de vacinas para todos os estados”, salientou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O Tocantins recebeu 11.540 doses da vacina contra a dengue e todos os 14 municípios prioritários, escolhidos pelo MS, já receberam os imunizantes.

Casos

A data foi estabelecida devido ao aumento expressivo dos casos de dengue no Brasil. As tendências históricas indicam o pico das epidemias entre março e abril. Contudo, segundo o boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Tocantins apresentou uma queda de 77,2% no número de casos confirmados de dengue. Em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, foram 649 casos em 2023, já em 2024 foram 148. (Secom/TO)