Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins comemorou em Sessão Solene, na manhã desta quinta-feira, 29, seus 35 anos de instalação. A data de início e lançamento do Parlamento tocantinense foi 1º de janeiro de 1989, após a criação do Estado do Tocantins, pela Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988.

A sessão foi solicitada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e foi realizada no Plenário Antônio Pesconi, com a presença dos deputados estaduais, do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), servidores, lideranças políticas e autoridades de vários segmentos.

“A Aleto tem atuado diretamente para promover o diálogo, diminuindo a distância entre os Poderes e a população, harmonizando os conflitos de interesses e agregando o direito de todos, na busca por um Tocantins mais próspero”, disse Amélio Cayres.

O chefe do Legislativo destacou também que, ao longo dos 35 anos da Aleto, a Casa desempenhou o papel constitucional com zelo, fiscalizando recursos e aprovando leis que impactam positivamente a vida do cidadão.

“Com quase 18 anos como parlamentar, tenho orgulho de contribuir com o desenvolvimento do Estado, assim como todos os parlamentares que passaram por esta Casa. O legado desta Assembleia foi e será construído com a atuação de servidores e parlamentares, sendo fundamental reconhecer e agradecer a todos que colaboram com este Poder, por isso homenageamos algumas pessoas com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, reconhecendo publicamente suas contribuições para a consolidação do Estado do Tocantins”.

Homenagens

Na oportunidade 21 pessoas receberam a Comenda “Ordem do Mérito do Legislativo”, entregue a personalidades que foram fundamentais para a atuação da Assembleia Legislativa durante seus 35 anos de atividades e para o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Entre os homenageados estão o governador Wanderlei Barbosa, o ex-governador Marcelo Miranda e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Ainda foi entregue placa de homenagem à família do ex-deputado João D ́Abreu (in memoriam); ele que empresta o nome ao prédio da Assembleia Legislativa; e à senhora Rosa Pesconi, viúva de Antônio Pesconi, que dá nome ao Plenário da Assembleia.

Pronunciamentos

 (Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)

O governador Wanderlei Barbosa reconheceu a contribuição dos deputados e servidores na construção e desenvolvimento da história da Assembleia Legislativa. Wanderlei disse se sentir privilegiado por ter sido deputado estadual, e destacou a importância do trabalho dos deputados constituintes de 1989, referindo-se ao presidente da época, o ex-deputado Raimundo Pires, conhecido Raimundo Boi, também homenageado no evento.

“É satisfatório ver, no Tocantins, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando de maneira sintonizada, em busca de trazer melhorias para cada tocantinense. Eu me sinto honrado com a homenagem, mas não deixo de destacar a importante contribuição de todos que aqui estão sendo homenageados, em nome do ex-deputado estadual Raimundo Boi, o primeiro presidente da Assembleia, ainda em 1989”, pontuou o governador.

O ex-governador Marcelo Miranda deu destaque ao ato de comemoração dos 35 anos da Assembleia e às homenagens concedidas. “Hoje é um dia muito especial, nos estimula na responsabilidade de continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento deste Estado. Ao receber esta homenagem me sinto muito honrado”.

A prefeita Cinthia Ribeiro disse sentir alegria ao ser homenageada. “Esta comenda representa o reconhecimento pelo trabalho e aprendizado dos quase cinco anos, que me fizeram uma pessoa melhor ao passar pela gestão municipal de Palmas, oportunidade que tenho contribuído pela evolução deste maravilhoso Estado”.

A prefeita Cinthia Ribeiro recebeu homenagem do deputado Eduardo Mantoan. (Foto: Mirdad)

Atividades

A sessão contou ainda com o lançamento do Selo Comemorativo dos 35 anos da Assembleia, coordenado pelo superintendente Estadual dos Correios, José Luiz da Cunha Filho.

A apresentação cultural ficou por conta do cantor Chico Chocolate, com a música Pequi Blues; participação do compositor e intérprete, Ivan Medeiros, cantando músicas de sua autoria e a Banda da Polícia Militar, que apresentou o Hino Nacional.

Os deputados Eduardo Fortes (PSD), Cláudia Lelis (PV), Marcus Marcelo (PL), Eduardo do Dertins (Cidadania), Wiston Gomes (PSD), Luciano Oliveira (PSD) e Gutierres Torquato (PDT) usaram a palavra para reconhecer o trabalho e importância da Assembleia Legislativa e destacar a contribuição de seus indicados para homenagens quanto à contribuição deles para o progresso e bem-estar do Estado e seu povo.

Entre as demais autoridades presentes estavam os deputados federais Antônio Andrade (Republicanos), Ricardo Ayres (PSB) e a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente.

Comenda

A Ordem do Mérito Legislativo foi criada pela Resolução nº 235, de 19 de novembro de 2003, e se destinada a agraciar personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras que se destacam por relevantes serviços prestados ao país e ao Estado do Tocantins, no exercício de suas profissões, contribuindo para a promoção da dignidade humana, constituindo exemplos para a coletividade e que tenham merecido a gratidão e admiração do povo tocantinense.

Raimundo Boi, primeiro presidente da Casa, foi um dos homenageados (Foto: Clayton Cristus)

Governador Wanderlei Barbosa e o presidente da Assembleia, Amélio Cayres. (Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)