Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Sociedade em Foco

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o risco de epidemia em alguns municípios tocantinenses, Porto Nacional está em alerta e participará do Dia D de mobilização nacional contra a dengue nesse sábado, 2. A ação ressalta a importância de cada um fazer a sua parte, colocando em prática pelo menos 10 minutos para olhar o quintal, eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2023 foram notificados 884 casos de dengue com 104 confirmações, 274 casos notificados de chikungunya com 98 confirmados e 78 notificações de zika com 6 casos confirmados. Neste ano, em levantamento parcial, já foram 143 casos de dengue notificados com 9 confirmados, 7 notificações de chikungunya e um confirmado, 2 notificados de zika com outra confirmação. 

Diante dos casos, a médica infectologista do município, Ana Therra, destacou o poder do atendimento de qualidade para a recuperação adequada dos pacientes infectados. “A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. De maneira geral, as fatalidades podem ser evitadas, dependendo da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde”, disse.

A vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), entrando no Calendário Nacional de Vacinação em fevereiro de 2024, com a campanha inicial voltada aos municípios prioritários. Porém, mesmo com a existência da vacina, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e contenção da dengue.

Como prevenir

A infectologista Ana Therra alerta que nos períodos fora da sazonalidade, o ideal é adotar medidas de prevenção da doença. Desta forma, além das ações realizada pelos agentes de saúde, a população deve fazer a sua parte com:

> Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

> Remoção de recipientes, pontos de água parada dos que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

> Vedação dos reservatórios e caixas de água;

> Desobstrução de calhas, lajes e ralos;

> Participação das ações de prevenção e controle da dengue executadas no município.