Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O Tribunal do Júri de Gurupi condenou a 16 anos de prisão o ex-policial militar Edson V., denunciado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) pelo assassinato de Cicarelli, mulher trans registrada como Daniel Pereira dos Santos. O réu é acusado de outros assassinatos na cidade.

Representado pelos promotores de Justiça Rafael Pinto Alamy e André Henrique Leite, o MPTO teve todas as teses acatadas pelo Conselho de Sentença, que condenou Edson por homicídio qualificado, praticado por motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

O crime aconteceu em 2018. Segundo a denúncia, Edson V, agiu em coautoria com outro ex-policial, Gustavo T,. Ele pilotava uma motocicleta e se aproximou da vítima, momento em que o parceiro, que estava na garupa, efetuou os disparos de arma de fogo que mataram Cicarelli.

O crime teria sido praticado como “queima de arquivo”, já que a vítima era testemunha em outro inquérito policial.

Grupo de extermínio

A denúncia ainda aponta que a dupla agia como atividade típica de grupo de extermínio e tinha o objetivo de eliminar elementos sociais tidos como “indesejáveis”. Eles são acusados, em outras seis ações penais, de praticar homicídios e tentativas deu homicídios. Os crimes ocorreram entre 2017 e 2018.

Gustavo T., que também estaria envolvido nos crimes, morreu durante uma abordagem envolvendo policiais civis, supostamente após realizarem um dos assassinatos  em 2018. (MPTO)