Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Secom Gurupi

Foto: Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 4 de março, é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV (Papilomavírus Humano), um vírus que representa uma ameaça significativa à saúde pública, sendo responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, conhecidas como condiloma.

Em Gurupi, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), destaca a importância da vacinação contra o HPV, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

A vacinação contra o HPV é realizada em duas doses, com intervalo de seis meses, e está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A coordenadora de imunologia da Semus, Nara Noleto, ressaltou que a vacina tem maior eficácia se tomada dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).

 "Meninas e meninos de 9 a 14 anos devem tomar a vacina contra o HPV. E também para quem tomou a primeira dose dentro dessa faixa etária, mas não tomou a segunda dose, pode procurar a USF que ainda tem direito a receber".

Conscientização

Nesta terça-feira, 05, às 07h30 terá uma ação em alusão ao mês da mulher, na USF do setor Campo Bello e um dos temas abortados será a prevenção ao Câncer do Colo do útero.  O evento contará com a participação da médica ginecologista, Thais Passos, da coordenadora de ações e voluntários do Hospital de Amor em Gurupi-TO e da coordenadora de apoio ao paciente Maria de Fátima Nassif da Liga feminina de prevenção e Combate ao Câncer de Gurupi.

Sobre a doença

O HPV é a doença sexualmente transmissível com maior incidência no mundo, afetando cerca de 600 milhões de pessoas globalmente e resultando em 640 mil novos casos a cada ano. A faixa etária mais vulnerável abrange pessoas de 16 a 25 anos.

A vacinação contra o HPV começou em 2007 e tem maior eficácia quando administrada antes do início da vida sexual. No entanto, pode ser administrada posteriormente, inclusive através da rede privada, e também por pessoas que já tiveram infecções pelo vírus. Estudos conduzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram a segurança da vacina, com mais de 200 milhões de doses distribuídas mundialmente.

A vacinação contra o HPV é crucial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de boca, garganta, pênis, ânus, colo do útero, vagina e vulva. O vírus, conhecido como papilomavírus humano, pode causar lesões graves, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por 75% das lesões mais severas.