Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) comemorou a determinação do governador Wanderlei Barbosa de efetivar o mais rápido possível o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Educação do Tocantins. A criação de uma comissão para as definições sobre o plano também foi anunciada pelo governador nesta terça-feira 5, durante o lançamento do Profe Digital (Programa de Fortalecimento da Educação), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, nomeou Marcus Marcelo como um dos membros da comissão que representará a Casa de Leis nas discussões do PCCR da Educação. “Será uma missão muito importante e urgente, na qual farei com muito comprometimento, até porque eu sou professor de carreira da rede estadual e conheço de perto nossas necessidades”, assegurou o deputado.

Marcus Marcelo destacou sua satisfação com mais uma de suas pautas saindo do papel. “Ver uma pauta nossa, tão importante e necessária, saindo do papel, em que nós professores da rede estadual levantamos há mais de 10 anos, nos deixa muito felizes”.

Entenda a pauta

No final do ano passado, o governador Wanderlei Barbosa firmou o compromisso durante audiência promovida pelo deputado Marcus Marcelo para que o presidente do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), José Roque, levasse as demandas e a matéria fosse votada já no início do ano legislativo de 2024.

À época, Marcus Marcelo agradeceu o apoio do governador à pauta. “Fico imensamente feliz com a sensibilidade do Governo do Estado a um pleito tão justo, que beneficiará e assegurará os direitos que lhes são devidos, em virtude da importância incontestável desses profissionais para o desenvolvimento das atividades nas instituições de ensino do Estado”.

O requerimento do parlamentar, apresentado em regime de urgência em março de 2023, aponta que, atualmente, o profissional da Educação do Tocantins tem 8,21% de progressão vertical, muito abaixo do que recebem outras categorias para o mesmo nível de cargo.

Melhor remuneração

O pedido do deputado aponta ainda a defasagem das progressões da categoria, já que o atual plano não tem atualização desde 2014. A Educação, segundo o requerimento do deputado, tem a pior remuneração se comparado a outros níveis com a mesma formação.

A revisão do plano prevê, além de organizar a vida funcional da categoria, promover a qualidade da educação e atrair bons profissionais, revertendo o crescente desinteresse, especialmente dos jovens, em seguir a carreira de professor.