Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes afirma ter sido alvo, nessa terça-feira, 5, de notícias falsas (Fake News) quando um portal de notícias republicou uma matéria distorcendo informações relacionadas às investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e pela Polícia Civil. A operação apura a aquisição de respiradores mecânicos pela Prefeitura de Gurupi em 2020, durante a pandemia de Covid-19.

O portal, de acordo com a gestora, distorceu os fatos, atribuindo a responsabilidade pela aquisição dos equipamentos à gestão da prefeita Josi Nunes e focalizando as investigações sobre a atual gestão, inclusive destacando-a na manchete como "desastrosa". No entanto, o inquérito em questão não menciona o nome da atual prefeita Josi Nunes ou de sua administração. 

A Prefeitura de Gurupi repudia veementemente a produção e disseminação de Fake News e ressalta que já está tomando medidas legais cabíveis diante dessa situação. Além disso, a gestão alerta a todos sobre os riscos das Fake News e seu potencial perigoso para a sociedade, especialmente quando disseminadas em grupos de WhatsApp e outras redes sociais, como foi no caso da reportagem. 

Sobre as investigações, a Prefeitura de Gurupi esclarece que a aquisição de respiradores foi realizada no ano de 2020, portanto na gestão anterior, e que está colaborando com as investigações e prestando todas as informações solicitadas. A gestão reitera que busca esclarecer os fatos de forma transparente e responsável, destacando a importância da informação correta e da luta contra a desinformação.