Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Seagro

Foto: Divulgação Seagro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), divulga regulamento para participação no torneio leiteiro realizado na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024. A feira será realizada de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.

Entre as principais regras para o produtor participar do torneio constam: definição da raça do animal que irá participar; realização de duas ordenhas, uma às 6 e outra às 18 horas; e, cuidados do animal pelo produtor durante todo o evento. Serão premiados os 1°, 2° e 3° lugares, sendo que todos participantes ganharão troféu.

Segundo a zootecnista da Seagro, Nayana Valadares, por meio da realização desse evento, torna-se possível verificar todo o avanço nas técnicas de produção na pecuária leiteira tocantinense, mas também a melhoria ao longo dos anos da genética de uma região por meio das pesagens ocorridas durante a competição. Esse torneio tem como finalidade fomentar a cadeia produtiva do leite no Estado, pois a atividade leiteira está presente em mais de 1,8 milhão de propriedades rurais no país, representando 52% do valor da produção do leite brasileiro. “A atividade gera renda mensal para os produtores, contribuindo no capital da propriedade. Com isso, o intuito é fortalecer a cadeira produtiva do leite no Estado, além de mostrar o potencial genético produtivo que já temos presente no Tocantins”, detalha.

Participação

Para participar da Agrotins 2024, o produtor deverá fazer uma inscrição prévia, na Gerência de Pecuária da Secretaria da Agricultura, quando receberá as informações do regulamento para participação do torneio.