Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto/CMP

Foto: Chico Sisto/CMP

Durante sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (6), o arcebispo metropolitano Dom Pedro Brito Guimarães lançou a Campanha da Fraternidade 2024, na Câmara de Palmas (CMP). De acordo com o sacerdote, o objetivo é despertar, por meio do tema “Fraternidade e Amizade Social” o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

O presidente da CMP, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), autor do requerimento que propôs a sessão solene, destacou a necessidade de aproximar o poder público das pessoas. “Hoje foi um dia de muito aprendizado, pois a campanha da fraternidade nos faz refletir sobre a necessidade de aprofundar o debate sobre políticas públicas que promovam a real aproximação do poder público das pessoas. Acreditamos que a construção da amizade social, baseada na valorização humana, no diálogo e na busca por soluções conjuntas, é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e fraterna”, pontuou Folha.

Em seu discurso, o arcebispo explicou que a escolha do tema “amizade social” fundamenta-se na Encíclica do Papa Francisco chamada de “Fratelli Tutti” (FT) que é um termo em latim que significa que todos somos irmãos descendentes de Adão e Eva. “O Papa nos ensina que a amizade social é essencialmente amor. É um amor que transcende as limitações da geografia e do espaço, uma fraternidade inclusiva que nos capacita a reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas”, refletiu o Arcebispo.

Na ocasião, também discursaram os vereadores Mauro Lacerda (PSB), Joatan de Jesus (Cidadania), Eudes Assis (PSDB), e as vereadoras Laudecy Coimbra (SD), Iolanda Castro (PTB) e Solange Duailibi (PT).

Campanha da Fraternidade 2024 

Com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23,8), a Campanha da Fraternidade 2024 possui um objetivo central: instigar a reflexão e a ação em prol da construção de uma sociedade fraterna e justa, baseada na amizade social. 

Este ano marca os 60 Anos de mobilização da Campanha da Fraternidade no Brasil. A campanha é considerada uma ação evangelizadora da Igreja Católica no país.

(Foto: Chico Sisto)