Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Presença do Tocantins permitiu que visitantes conheçam um pouco das belezas naturais e culturais únicas no País.

Presença do Tocantins permitiu que visitantes conheçam um pouco das belezas naturais e culturais únicas no País. Foto: Carol Setubal/Secom-TO

Foto: Carol Setubal/Secom-TO Presença do Tocantins permitiu que visitantes conheçam um pouco das belezas naturais e culturais únicas no País. Presença do Tocantins permitiu que visitantes conheçam um pouco das belezas naturais e culturais únicas no País.

Para apresentar suas belezas naturais que despertam olhares por todo o mundo, além dos encantos culturais que elevam a alma, o estado do Tocantins marcou presença em duas importantes vitrines internacionais para o turismo: a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal; e a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB Berlim) de 2024, na Alemanha. Esses eventos atraem visitantes e profissionais do setor com seus ricos roteiros turísticos únicos e experiências vibrantes.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, o Governo do Tocantins tem ampliado as ações e reforçado o compromisso com os projetos com foco no turismo sustentável e na preservação do patrimônio cultural. “Estivemos nessa missão, a pedido do governador Wanderlei Barbosa, convidando turistas de todo o mundo, para descobrirem as maravilhas do nosso estado. A participação do Tocantins na BTL Lisboa e na ITB Berlim 2024 foi um sucesso, elevando o Tocantins a um novo patamar no cenário turístico internacional”, completou o secretário, ao ressaltar a combinação única de belezas naturais, cultura autêntica e gastronomia deliciosa, que existe no Tocantins e o posiciona como um destino imperdível para viajantes em busca de experiências autênticas e inesquecíveis no Brasil.

Em parceria com a Embratur e o Sebrae, a participação do Estado teve como propósito consolidar, com o trade turístico internacional, a presença do Tocantins como um destino turístico irresistível e genuíno, cheio de experiências, que apresenta um novo formato de descobrir os encantos brasileiros. “Por meio de alianças estratégicas com operadores turísticos, agências de viagens e companhias aéreas, almejamos não apenas aumentar significativamente o fluxo de turistas para o estado, mas também estimular o desenvolvimento econômico das comunidades locais”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho. 

BTL Lisboa

Durante a sua passagem pela BTL Lisboa, realizada de 28 de fevereiro a 3 de março, o Tocantins se destacou como um destino turístico a ser descoberto pelos europeus, revelando, aos visitantes, a diversidade de suas belezas naturais e experiências autênticas. Os roteiros turísticos oferecidos pela região foram apresentados de forma envolvente, desde os encantos das cachoeiras até as comunidades locais, proporcionando, aos visitantes, uma imersão única de descobrir mais da cultura e história do Estado mais novo do Brasil. 

ITB Berlim

Já na ITB Berlim, que ocorreu de 5 a 7 de março, o Tocantins continuou a encantar o público internacional com uma apresentação de seus inúmeros destinos, entre eles o Jalapão. 

No último ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 158,5 mil alemães estiveram no Brasil, o que revela a importância da divulgação e a força da maior feira de turismo do mundo, como uma vitrine para que novos turistas descubram o Tocantins. (Secom/TO)