Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Vacinação da campanha estará disponível no segundo semestre na Capital.

Vacinação da campanha estará disponível no segundo semestre na Capital. Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas Vacinação da campanha estará disponível no segundo semestre na Capital. Vacinação da campanha estará disponível no segundo semestre na Capital.

Por determinação do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde (MS), a partir desta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) suspendeu a vacinação contra a gripe. Desta forma, as doses restantes de 2023 serão recolhidas e as novas doses, que protegem contra mais tipos de cepas de vírus, estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano. O procedimento é válido para todos os estados da região Norte do país. 

A partir do dia 25 de março, a campanha da influenza acontece nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na região Norte, o Ministério da Saúde mudou a estratégia e autorizou a antecipação da campanha ainda nos meses de novembro e dezembro de 2023, com objetivo de atender às particularidades climáticas da região. Tradicionalmente a campanha nacional de influenza acontecia nos meses de abril e maio.

A mudança atende a determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao não autorizar a aplicação de uma mesma vacina em território nacional com duas composições diferentes. A versão 2024 do imunizante amplia a cobertura e protege de novas cepas identificadas. 

De acordo com o coordenador da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) de Palmas, Hugo Botelho, a vacina contra a gripe é sazonal, ou seja, disponibilizada apenas em campanhas, portanto, não faz parte do calendário básico de vacinação. “Esperamos que tão logo o Ministério da Saúde libere as novas doses, façamos a imunização da população de Palmas”, esclarece. (Secom Palmas)