Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento na oncologia clínica e na reumatologia agora contarão com Ambulatório de Medicina Capilar no Hospital Geral de Palmas (HGP). Os atendimentos ocorrem nas segundas-feiras, das 13 às 18 horas. A unidade é a primeira pública do Tocantins a ofertar o cuidado especial exclusivo a pacientes destas patologias.

“O serviço busca transformar a vida por meio da medicina capilar. Hoje, existem muitas alterações capilares e, muitas vezes, os pacientes não têm um direcionamento assertivo da parte médica. Atenderemos usuários com alopecia [perda de cabelo]; que realizam tratamento de câncer com radioterapia ou quimioterapia; e pacientes da reumatologia com doenças autoimunes que possuem queixas capilares”, explica a médica especialista em alopecia androgenética, Caroline Barros Figueira.

Segundo a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, os pacientes são encaminhados pelos médicos da oncologia clínica e da reumatologia do Hospital Geral de Palmas, ou seja, é um fluxo interno, dando suporte a estes pacientes para melhor qualidade de vida. Nós seremos referência para estes usuários em tratamento de câncer que, durante o tratamento, tiveram perda de cabelo ou problemas capilares”, declara.

Medicina capilar

A medicina capilar compreende a recuperação ou o restauro de zonas capilares outrora preenchidas, mas que foram perdendo densidade ao longo do tempo, podendo ter resultado de inúmeros fatores biológicos ou sociais.