Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Francisca Coelho/MPTO

Foto: Francisca Coelho/MPTO

Com a finalidade de promover capacitação sobre o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reuniram-se nesta quarta-feira, 13, para alinhar a forma como o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) poderão atuar, de forma conjunta, na oferta de cursos destinados a promotores eleitorais, magistrados e servidores.

A reunião foi proposta pela diretora-geral do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e contou com a participação do diretor-geral da Secretaria do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos, e servidores do Cesaf-ESMP e da EJE-TO.

No encontro, foi ressaltada a importância da cooperação técnica entre o Cesaf-ESMP e EJE-TO para a realização de atividades de aperfeiçoamento dos integrantes para fiscalizar a utilização da inteligência artificial nas eleições.

“Nossa intenção é capacitar promotores eleitorais, juízes e servidores a combater a desinformação e as deepfakes (técnica que usa inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos) utilizadas contra o processo eleitoral, de forma a garantir aos eleitores a liberdade de voto”, enfatiza a diretora do Cesaf-ESMP.

Encaminhamento

Uma nova reunião será realizada entre o Cesaf-ESMP, EJE-TO e Grupo de Trabalho para o Apoio ao Exercício da Função Eleitoral (GT Eleitoral) para definir a programação das capacitações.