Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Freepik/@ krakenimages.com

Foto: Freepik/@ krakenimages.com

Pelo menos duas mil pessoas morreram engasgadas em 2023 no Brasil. No Tocantins, foram 226 atendimentos na saúde por engasgo e uma morte constatada, sendo que o número de mortalidade é preliminar e ainda não foi fechado pelo Ministério da Saúde (MS). Em 2022, foram 16 óbitos por conta do problema, no Estado, segundo dados do Ministério.

O engasgo acontece quando algum alimento ou bebida ao invés de ir para o esôfago, vai para a via aérea: traqueia e laringe. Os engasgos podem causar danos irreversíveis e em caso mais graves, a morte. O bloqueio da passagem de ar para os pulmões compromete o funcionamento de vários órgãos, aumentando o risco de diversas complicações como a parada cardiorrespiratória.

O Ministério da Saúde contabiliza dois tipos de atendimentos para engasgos: atendimento ambulatorial e atendimento hospitalar. O atendimento ambulatorial oferece assistência médica para os quadros clínicos menos complexos e o hospitalar, por sua vez, demanda maior atenção.

Em 2022 foram 193 atendimentos (ambulatoriais e hospitalares) no Tocantins. Adultos de 21 a 65 anos formam a maior parte das pessoas que precisaram de atendimento (104). Em seguida, a faixa etária de 0 a 11 anos foi a mais atendida (62 pacientes).

Dos 226 pacientes vítimas de engasgo atendidos em 2023 no Tocantins, a tendência dos dados se repetiu: adultos de 21 a 65 anos foram os mais atendidos (121 pacientes), seguido pelo público de 0 a 11 anos (74 casos). 

Confira mais dados na tabela abaixo:

Faixas etárias da Mortalidade no Tocantins 

Em relação ao número de mortes (16) por engasgo no Tocantins em 2022: seis (6) foram da faixa etária de 0-4 anos, três (3) com 80 anos ou mais de idade e duas (2) pessoas com idades entre 35 a 39 anos. 

Em 2023 consta apenas uma morte confirmada por engasgamento, porém, segundo o Ministério da Saúde, os dados referentes a esse ano "são preliminares e podem sofrer grandes alteração até sua publicação final", não sendo adequado comparar dados de 2023 com anos anteriores. A publicação final depende do envio de informações por parte do Estado e da confirmação final nos laudos de óbitos. 

Com relação ao ano 2024, ainda não há dados no sistema.

Como agir em caso de engasgo?

Em caso de engasgamento, a Manobra de Desengasgo, conhecida como Manobra de Heimlich, deve ser aplicada. A técnica consiste em provocar a expulsão do aliemento ou o objeto que está obstruindo a traqueia e bloqueando a passagem de ar para os pulmões. 

Para fazer a manobra em adultos, é preciso se posicionar por trás da pessoa e envolver os braços ao redor do abdômen. Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Em crianças, o procedimento é o mesmo, mas é preciso realizá-lo ajoelhado, para ficar próximo da altura da vítima. Os bebês, por sua vez, precisam ser colocados de barriga para baixo, sobre a perna do socorrista, com a boca meio aberta. Na sequência, devem ser feitas cinco compressões firmes nas costas.

Caso a vítima esteja falando ou chorando, não se deve realizar a Manobra de Desengasgo, pois as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Além disso, deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fundamental para garantir o socorro e preservar a vida. (Da Redação com informações do Ministério da Saúde e da Hcor)