Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O evento foi realizado na Câmara Municipal

O evento foi realizado na Câmara Municipal Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas O evento foi realizado na Câmara Municipal O evento foi realizado na Câmara Municipal

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou nesta quinta-feira, 14, da audiência pública voltada à elaboração da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação da prefeita Josi Nunes, juntamente com representantes da classe artística local.

As audiências têm sido realizadas em várias regiões do Estado e têm como principal propósito a coleta de sugestões por parte da comunidade artística para a composição do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) e de futuros editais. Além disso, abrem espaço para discussões sobre descentralização de recursos, capacitações técnicas para municípios do interior do Tocantins e uma avaliação detalhada dos investimentos realizados até então.

Foto: Lino Vargas

A prefeita Josi Nunes destacou o comprometimento da sua gestão em fortalecer o setor cultural local, incentivando as inscrições em editais de fomento e intensificando o diálogo com a classe artística para identificar demandas e construir melhorias de forma colaborativa. "Nossa gestão tem como prioridade ouvir e atender às necessidades da comunidade artística, buscando sempre promover o desenvolvimento cultural em nossa cidade e na região", ressaltou.

O secretário de Estado da Cultura, Sebastião Pinheiro, também enfatizou a importância das audiências para uma participação efetiva da sociedade civil e fazedores de cultura. “As sugestões e apontamentos colhidos nesses encontros serão cruciais para embasar os gestores federais, estaduais e municipais na elaboração de editais e projetos, ampliando assim o leque de participações e devolvendo o protagonismo aos agentes culturais do Tocantins”, destacou.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, reforçou sobre a relevância do debate descentralizado e agradeceu os fazedores de cultura locais pela participação. “Foi um momento importante para nossa classe artística expor seus anseios e demandas em um espaço de debate construtivo. Agradeço a cada um que esteve presente, pois nossa participação é fundamental para alcançarmos as melhorias que o setor precisa para nossa realidade local”, disse.

O presidente da Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi (Ascomg), Paulo Teixeira, ressaltou que as audiências públicas são de grande relevância para a classe. “A escuta pública faz com que as informações pertinentes aos editais cheguem aos artistas que residem nos municípios do interior do Estado, sendo também que é a chance de todas as classes artísticas exporem suas necessidades. Dessa forma, a Secretaria de Cultura pode conduzir as políticas públicas de uma forma mais inclusiva, visando atender as necessidades de toda classe”, relatou.

A presidente da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), Maria do Socorro, também participou das discussões e enalteceu a iniciativa. “É de suma importância participar dessa discussão. É o momento da classe poder expor suas demandas, sobre o que queremos para o nosso presente e para o futuro, não só para nós artesãos, mas todas as classes culturais. Agradecemos esse olhar especial para nós”, externou.