Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem, um programa do Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, está com as inscrições 2024 abertas no Tocantins em todo Brasil. 

A competição terá quatro categorias com etapas estaduais, regionais e a etapa nacional, além de prêmios para os participantes. A expectativa do Tocantins é atender 150 equipes de estudantes.

A inciativa é voltada para jovens do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Profissionalizante interessados em desenvolver suas competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A analista do Sebrae, Izana Assunção, pontua que o Desafio Liga Jovem   atende um pedido das instituições de ensino, que sempre solicitam metodologias inovadoras para complementar a experiência em empreendedorismo dos estuantes. “As inscrições estão abertas e para fortalecer o engajamento, faremos em maio um momento com os educadores do Estado no sentido de mobilizá-los para inserir este conteúdo no seu plano de aula, uma vez que, trata-se de 30 horas de capacitação em Educação Empreendedora”, enfatiza. 

Sobre o Desafio Liga Jovem

Ao longo de todo o ano, serão promovidas atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.

Ao final, todos os participantes vão receber um certificado de conclusão do curso. Além disso, a premiação prevê a entrega de smartphone, notebooks e voucher de compra para os integrantes dos grupos vencedores e a participação em missões técnicas nacionais e internacionais aos primeiros colocados.

Os interessados já podem organizar as equipes e preencher os formulários de participação no site. A etapa final está prevista para o final do ano e a missão internacional será realizada no primeiro semestre de 2025. (ASN/TO)