Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Frísia

Foto: Divulgação Frísia

A agricultura moderna está em constante evolução e os drones agrícolas surgem como uma importante tecnologia para promover a produtividade e a eficiência no campo. A Frísia Cooperativa Agroindustrial, atuante no ramo, oferece aos seus cooperados e clientes a oportunidade de adquirir equipamentos de última geração que apresentam bom rendimento e otimizam diversas atividades agrícolas. 

Os drones garantem uma aplicação precisa e uniforme de defensivos, adubação e sementes, evitando desperdícios e maximizando a absorção pelos cultivos. Além disso, protegem as culturas, eliminando o amassamento das plantas, que pode resultar em perdas de até 3% da produção.

Os equipamentos agrícolas disponibilizados pela cooperativa são pulverizadores multimotores com capacidade de tanque de até 40 litros, ideais para pequenas, médias e grandes propriedades. Operam em qualquer clima, inclusive logo após a chuva, sem risco de atolamento, o que os diferencia dos pulverizadores terrestres tradicionais. Sua alta performance garante maior produtividade e eficiência, além de reduzir custos com mão de obra e combustíveis. 

De acordo com Washinton Tiago Silva, supervisor da loja Agropecuária da Frísia em Paraíso do Tocantins, a demanda é significativamente alta, tanto para a venda dos drones quanto para a capacitação do manuseio, principalmente para quem procura operar os próprios equipamentos. A utilização deste meio reduz significativamente os custos operacionais. “Nosso objetivo é ofertar o que há de melhor em tecnologias no mercado para os cooperados. Disponibilizamos modelos que conseguem fazer até 20 hectares por hora na pulverização, ajudando, por exemplo, a diminuir a perda de amassamento de diversas cultivares. Por conta da sua imagem de boa resolução, ajuda nas atividades diárias diminuindo custos e agilizando atividades que poderiam levar dias”, explica. 

Os drones são projetados para serem robustos e de fácil manutenção, minimizando os custos de reparo e seu funcionamento se dá pelo controle tanto manual como automático. “Para os cooperados, a loja agropecuária disponibiliza preços e condições de pagamento especiais, também fornecemos suporte e reposição de peças”, finaliza Washinton.