Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Araticum/AI

O projeto Conhecendo o Agro, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), mais uma vez aproximou o universo do agronegócio ao dia a dia dos estudantes da região Oeste da Bahia. Desta vez, os alunos do Colégio Mundo da Escrita, em Luís Eduardo Magalhães, do ensino fundamental I, foram divididos em duas turmas para visitação ao Centro de Análise de Fibras e ao Centro de Treinamento da Abapa.

As visitas aconteceram na terça-feira (12) e nessa quinta-feira (14) e contaram com a participação de cerca de 40 estudantes. No Centro de Análise de Fibras, eles foram recepcionados pelo coordenador do laboratório, Renato Possato, que conduziu as explicações de forma acessível à idade das crianças. Ele falou sobre as amostras de algodão recebidas, sua procedência e destino, além de tirar as dúvidas dos estudantes.

A programação integra as ações do projeto e contempla alunos de escolas públicas e privadas da região, proporcionando uma imersão ao mundo do agronegócio. “Quando foi criado, em 2019 o programa contou com a participação de seis escolas, com o passar do tempo foi ampliado e em 2023 foram 78 escolas de 10 municípios do Oeste, levando informação aos estudantes e suas famílias e capacitação aos professores”, explica a coordenadora do Conhecendo o Agro, Karina Limana,

No Centro de Treinamento da Abapa, os alunos foram recepcionados pelo instrutor Walison Nunes. Lá, tiveram uma verdadeira aula sobre os cursos e capacitações oferecidos aos trabalhadores que atuam nas fazendas produtoras do Oeste. Também puderam vivenciar na prática situações do dia a dia do campo como pilotar uma retroescavadeira por meio de um simulador, proporcionando uma experiência direta de como manusear o equipamento.

Para Júlia Joana Ferreira, psicóloga da escola que acompanhou as turmas, esses momentos são importantes para agregar valor aos assuntos ensinados na sala de aula. "A gente busca sempre trazer o lúdico com as vivências externas. Essas referências são importantes para eles, principalmente nessa região agrícola onde a produção do algodão tem papel de destaque. É uma forma de eles entenderem melhor a realidade que os cerca", disse a psicóloga.