Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

Dando continuidade às ações da Operação Átria, de combate à violência contra a mulher que está sendo realizada durante todo o mês de março, policiais civis da 8ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Porto Nacional) prenderam nessa sexta-feira, 15, um homem de 63 anos, suspeito de tentativa de feminicídio contra uma mulher de 39 anos, em Porto Nacional.

Conforme explica a delegada Fernanda Siqueira, titular da 8ª DEAMV, no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, durante ações da Operação Átria, os agentes da unidade especializada efetuavam diligências no Distrito de Pinheirópolis, quando foram abordados por familiares da mulher de 39 anos, os quais informaram que ela se encontrava hospitalizada havia alguns dias, em decorrência de agressões físicas praticadas pelo suspeito. 

A partir dessas informações foi instaurado Inquérito Policial e os elementos indicaram que a vítima se recusava a ter um relacionamento íntimo com o suspeito, e por essa razão, ele a teria mantido em cárcere privado durante três dias, praticando diversas agressões físicas contra a vítima durante esse período. A mulher foi internada no Hospital Regional de Porto Nacional no último dia 3, mas em razão da gravidade de seu estado de saúde, precisou ser transferida para o Hospital Geral de Palmas, onde ainda se encontra hospitalizada.

Em novembro de 2023, a mesma vítima já havia sido hospitalizada em virtude de um ferimento causado por golpe de arma branca, supostamente desferido pelo mesmo suspeito. De acordo com a vítima, as agressões se davam em razão de sua recusa em ter um relacionamento com o suspeito. 

Após o último delito, o suspeito teria fugido do distrito onde ocorreram os fatos. Assim, diante da gravidade dos fatos e visando resguardar a integridade física da vítima, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito. A 1ª Vara Criminal de Porto Nacional acatou o pedido e expediu o respectivo mandado de prisão.

Em diligências, nessa sexta-feira, policiais civis da 8ª DEAMV conseguiram localizar o suspeito em uma agência bancária em Porto Nacional e efetuaram sua detenção. O preso foi encaminhado à 8ª DEAMV, onde foi interrogado pela autoridade policial e, em seguida, encaminhado a Unidade Regional Penal de Porto Nacional, onde ficará recolhido à disposição do Poder Judiciário. (SSP/TO)