Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Paulo de Deus/ Chico Sisto

Foto: Paulo de Deus/ Chico Sisto

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou na manhã desta segunda-feira (18), audiência pública para discutir sobre a possibilidade de ampliação do perímetro urbano de Taquaruçu Grande. A audiência aconteceu no plenário Tarcísio Machado da Fonseca e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e moradores da região.

O debate foi proposto pelo presidente da CMP, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), e teve como objetivo discutir o projeto de lei que definirá os limites urbanos de Taquaruçu Grande. A proposta está sendo elaborada pela Comissão Especial para a Criação do Distrito de Taquaruçu Grande, que abriu um espaço de diálogo com a comunidade para que o projeto possa contemplar as sugestões de todos.

O presidente Folha destacou a importância de ouvir a comunidade. “Essa audiência pública tem como propósito reconhecer a importância da comunidade nesse momento de discussão onde podem ser sanadas todas as dúvidas que surgirem sobre o perímetro urbano de Taquaruçu Grande. Temos a plena convicção de que nenhuma conquista pode ser alcançada sem o envolvimento da sociedade civil organizada. Por esse motivo, essa Casa teve o cuidado de fazer esse debate para que possamos juntos buscar as melhores soluções e ao final desse trabalho que todas as demandas do povo de Taquaruçu Grande sejam atendidas”, enfatizou Folha.

Durante a audiência, o arquiteto e urbanista Walfredo Antunes abordou como será feita a definição do perímetro do Distrito. “Quanto ao limite do perímetro urbano da sede do distrito é possível estabelecer por imagens de satélite e pela documentação que consta as referências geográficas que trata dessa área. Nossa sugestão é que tudo seja feito com bom senso e razoabilidade, que o relatório que será entregue pela Comissão seja bem fundamentado, e traga todas as respostas para as dúvidas das pessoas que serão de alguma forma impactadas com essa regularização”, salientou.

Na ocasião, representando os moradores, o jornalista Ruy Bucar defendeu um plano urbano integrado de desenvolvimento para a região. “É preciso levar em consideração os diversos aspectos envolvidos, desde a questão ambiental até o desenvolvimento social e econômico da região. É importante que a comunidade seja consultada e participe ativamente do processo de decisão,” argumentou.

O projeto que define o perímetro urbano de Taquaruçu Grande será analisado pela Comissão Especial, onde será realizada mais uma audiência pública na comunidade, para que os moradores possam apresentar sugestões. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório e logo após será concluído o projeto de lei, que será apreciado pelas Comissões Permanentes da Casa. Somente depois desses trâmites é que o texto será votado pelo Plenário.

Também usaram a tribuna os vereadores Eudes Assis (PSDB), Rubens Uchôa (União), Iolanda Castro (PTB), Major Negreiros (PSDB) e o vereador Nego. O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Elvio Quirino, Salomão Freitas da Associação de Agricultores de Taquaruçu, Noely Maria da Associação Água Doce, o advogado Morgado Vieira, Eduardo da Guarda Metropolitana, e os moradores Anderson Santos Gomes e Elayne Ayres Barros. (CMP)