Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Vigília Pascal em Palmas

Vigília Pascal em Palmas Foto: Catedral de Palmas/Divulgação

Foto: Catedral de Palmas/Divulgação Vigília Pascal em Palmas Vigília Pascal em Palmas

A Arquidiocese de Palmas, em comunhão com toda a Igreja, prepara-se para viver a Semana Santa. A Celebração do Domingo de Ramos, que será vivida no domingo (24), marca o início das celebrações da Semana Santa na Igreja Católica. O rito relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, por ocasião da preparação para a Páscoa dos Judeus, onde ocorre o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus e Salvador. Jesus é recebido pelo povo com ramos e com exclamações de alegria: “Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”.

O Domingo de Ramos é a primeira parte, uma prévia do que será vivido ao final da semana no Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado Santo). O Evangelho do dia é o mesmo da Sexta-Feira Santa, assim como a cor vermelha é usado pelos sacerdotes no Domingo de Ramos e na Sexta-feira da Paixão, simbolizando o fogo purificador, o sangue, a paixão e o martírio. O Evangelho é lido em duas partes, a primeira antes da procissão e a segunda parte durante a Missa após a chegada da procissão na paróquia.

A programação será vivida nas 38 paróquias e nas duas áreas missionárias com horários próprios da realidade local.

A Celebração do Domingo de Ramos com a presença do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, será vivida na Catedral Metropolitana, a partir das 08h com a benção e procissão dos Ramos na Praça dos Girassóis e Santa Missa dentro da Catedral.

Coleta da solidariedade da campanha da fraternidade  

Também no Domingo de Ramos é realizada a Coleta da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade 2024. O gesto concreto será realizado em todas paróquias através da doação de valores financeiros durante o momento do Ofertório na Santa Missa.

Os recursos da Coleta são destinados para os projetos desenvolvidos pela Arquidiocese, em especial para projetos sociais relacionados ao tema da campanha, e outra parte do valor é destinado para ajudar os projetos nacionais da Igreja, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade. Este ano, a Campanha da Fraternidade trouxe como tema a "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs." (Cf. Mt 23,8).