Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No início do século XX, quando os primeiros carros a combustão começaram a se popularizar após a explosão de novas tecnologias da revolução industrial, o imaginário coletivo projetava um futuro dominado por veículos que flutuariam pelos céus transportando pessoas. As décadas passaram e, em vez de carros voadores, a tecnologia tem viabilizado veículos eletrificados que reduzem a emissão de gases poluentes e ajudam a viabilizar a transição energética.

E o Tocantins passa a fazer parte dessa guinada para um futuro mais sustentável com a chegada da primeira concessionária da GWM (Great Wall Motors) no Estado, em parceria com o Grupo Canopus, representante da marca no Tocantins. A inauguração ocorreu nesta quinta-feira, 21, e reuniu além do presidente fundador do Grupo Canopus, Marcos Cruz, executivos das duas empresas e autoridades políticas do Estado do Tocantins.

O Grupo Canopus investiu cerca de R$ 10 milhões na nova concessionária que conta com 1.600 m² de área construída. A loja oferece showroom para exposição de veículos, além de espaço de vendas, peças e oficinas. O empreendimento criou mais de 30 postos de trabalho na capital.

Ladeado pela senadora Dorinha Seabra Rezende (UB-TO), o presidente fundador do Grupo Canopus, Marcos Cruz, recebe os cumprimentos do governador Wanderlei Barbosa.

O governador Wanderlei Barbosa prestigiou a inauguração, conheceu os modelos disponibilizados pela concessionária e até entrou em um dos carros apresentado pelo presidente do Grupo Canopus, Marcos Cruz. Barbosa frisou que a gestão tem se empenhado em atrair novos negócios para o estado e ressaltou o apoio do governo a empreendimentos que gerem emprego e renda.

“O Governo do Tocantins está à disposição. Se, em algum momento, houver alguma coisa que incomode o segmento empresarial em nosso Estado, pode nos acionar e contar conosco porque estamos à disposição para conversar. Nós queremos que as empresas prosperem e façam o desenvolvimento econômico, geração de empregos e que nos ajude a desenvolver a economia do Estado”, enfatizou o gestor.

Quem também prestigiou a inauguração foi o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Vanderlei Luxemburgo (C)

A inauguração da concessionária marca o retorno da Canopus à Palmas e ao mercado tocantinense. O fundador do grupo disse que a empresa sempre vislumbrou o Tocantins como um mercado promissor para os negócios. “Essa é a terceira vez que iniciamos um negócio aqui em Palmas. A primeira vez foi uma revenda de veículos usados, depois abrimos uma revenda Toyota, posteriormente não fazia mais sentido continuarmos aqui. Depois abrimos a Jac Motors em Palmas, mas viemos a ter as dificuldades do mercado e fechamos. Agora, nós viemos de vez. Nós somos insistentes e resilientes e não desistimos fácil de Palmas”, afirmou Marcos Cruz.

Com mais de 50 anos de história no mercado, o Grupo Canopus tem sede em Cuiabá (MT). A similaridade de características socioeconômicas entre Tocantins e Mato Grosso foi um dos critérios para a escolha de Palmas para o processo de expansão da empresa, explica a diretora de tecnologia e inovação Kelayne Cruz. “A gente entende que há muita sinergia entre esses dois estados. São dois estados onde o agro é muito forte e a economia gira muito em torno disso. Estamos acostumados a lidar com esse segmento e seu público. Então, fazia muito sentido vir para o Tocantins. Acreditamos que podemos agregar muito à cidade. Queremos gerar empregos, trazer oportunidades, movimentar a economia e trazer carros maravilhosos e muito potentes para o Tocantins”.

De início, a Canopus GWM vai oferecer ao mercado tocantinense dois modelos de veículos. Um deles é o Haval H6 – híbrido que já se tornou o mais vendido da categoria no país. O modelo está disponível em três versões.

Outro modelo disponível é o Ora 03. O carro é 100% elétrico e possui autonomia de 400 km com uma carga de bateria. Além de altamente tecnológicos e com design inovador, os veículos da GWM têm o menor índice de emissão de CO2, podendo chegar até zero porque todos os nossos carros são eletrificados. Temos o modelo híbrido e o modelo 100% elétrico. O modelo totalmente elétrico não polui nada e no híbrido é possível andar até 170 km no modo elétrico sem precisar usar uma gota de combustível. São carros altamente eficientes e ecológicos”, garantiu o gerente de vendas e desenvolvimento da Rede GWM, Alexandre Oliveira.

Apesar da loja recém-inaugurada, o Grupo Canopus já planeja novidades para o a partir do mês que vem. Sem revelar detalhes, Marcos Cruz disse que há planos para o agronegócio. “Nós estamos ofertando dois modelos de veículos, mas na China a GWM já oferta mais de dez modelos de carros elétricos. Teremos novidades já a partir de abril e, a partir do ano que vem, muitas outras novidades. E como a região aqui é fortemente baseada no agro, esses veículos vão agradar muito ao produtor, porque é um veículo alto, que consegue andar e os outros veículos que virão vão atender muito mais ao produtor rural”, disse o presidente.

A GWM

Atualmente, a GWM opera em mais de 50 cidades, com 72 lojas autorizadas. As concessionárias oferecem um serviço de delivery que entrega veículos gratuitamente em qualquer endereço do país. Esse serviço inclui o transporte do veículo em um caminhão, acompanhado por um motorista e um representante da marca, que realiza a entrega técnica ao cliente.

Canopus

O Grupo Canopus teve origem em 1973 com uma pequena loja de autopeças em Mirassol D'Oeste-MT e expandiu suas operações para além de Mato Grosso, alcançando outros estados como Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Distrito Federal e todo o Brasil com o Consórcio Nacional Canopus. Com mais de 30 concessionárias, representa marcas como GWM, Toyota, BMW Mini, Nissan, CAOA Chery e Honda Motos, além de possuir empresas como Betria Corretora de Seguros, Boreal F&I e Canopus Atacado de Peças para motocicletas.

Governador Wanderlei Barbosa ganhou uma réplica dos modelos da marca durante a cerimõnia de inauguração da loja