Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 63ª Delegacia de Paraíso, efetuou nessa quinta-feira , 21, a prisão em flagrante de um idoso de 79 anos por provocar lesões em um cachorro de sua propriedade. A prisão do idoso ocorreu no setor Santaninha, após denúncia de populares de que um animal estaria sendo agredido. 

O delegado responsável pelo caso, José Lucas Melo, informou que pela manhã populares entraram em contato com a Polícia Civil por meio do serviço de atendimento da unidade policial e afirmaram que um homem estava enforcando um cachorro e agredindo o mesmo com um pedaço de pau. 

Diante da denúncia, foi determinado aos agentes que fossem ao local verificar tais informações.

No local, foi constatada a realidade dos fatos. Ao ser indagado pelos policiais sobre o porquê das agressões, o autor afirmou que bateu no cachorro em razão de o mesmo ter matado uma galinha. “O próprio autor confirma que durante as agressões ao animal, vizinhos pediram que ele parasse, o que não fez”, frisa o delegado José Lucas. 

Após constatados os fatos, o homem foi preso em flagrante, conduzido até a 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso, onde foi autuado pelo crime de maus tratos, que tem pena de até cinco anos de reclusão. Em razão da impossibilidade legal de arbitramento de fiança, visto que a pena para o delito ultrapassa os quatro anos, o indivíduo foi recolhido à Unidade Penal local, onde permanecerá à disposição do Poder  Judiciário.

A autoridade policial destaca a importância do serviço de denúncias da 63ª DP pelo aplicativo Whatsapp, pelo qual também é possível tirar dúvidas e buscar orientações. “A Polícia Civil do Tocantins está atenta e vigilante na investigação de todo e qualquer tipo de crime, seja contra pessoas ou, como no caso em comento, de animais, que também tem sua proteção assegurada pela lei. Por isso, é muito importante que a população colabore com denúncias, como foi feito, para que o autor seja identificado e possa responder criminalmente pelos seus atos, na forma da lei”,  declara o delegado. 

O animal recebeu os cuidados necessários, foi medicado e passa bem. (SSP/TO)