Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom BPMRED

Foto: Ascom BPMRED

A Polícia Militar, em apoio a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), prendeu nessa quinta-feira, 21, um homem de 53 anos por crime ambiental e apreendeu mais de 715 quilogramas de pescado na cidade de Angico. 

A equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) estava em fiscalização junto com a Ageto, na Rodovia TO-134, KM 128, quando abordou um homem conduzindo um veículo com uma carretinha. 

Ao realizar a busca veicular, foi verificado que o homem transportava cerca de 715 kg de pescados, da espécie Tambatinga, acomodados em caixas térmicas. O suspeito não conseguiu informar aos policiais sobre a origem dos pescados e os documentos fiscais dos produtos. 

Diante dos fatos, o suspeito foi preso por crime ambiental (transporte de pescados sem nota fiscal), e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, para as providências legais cabíveis. Os pescados foram encaminhados ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

Combate à pesca e transporte ilegal de peixes

A pesca e o transporte ilegal de peixes são questões ambientais de grande relevância, pois impactam diretamente a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos. No Brasil, existem legislações específicas que visam coibir essas práticas ilegais e garantir a conservação dos recursos naturais. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) é um exemplo fundamental, tipificando como crime a pesca ilegal em águas brasileiras e estabelecendo penalidades para os infratores. (PMTO)