Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Atendimentos jurídicos gratuitos serão realizados no Centro de Convenções de Mateiros

Atendimentos jurídicos gratuitos serão realizados no Centro de Convenções de Mateiros Foto: Marcelo Les/ DPE-TO

Foto: Marcelo Les/ DPE-TO Atendimentos jurídicos gratuitos serão realizados no Centro de Convenções de Mateiros Atendimentos jurídicos gratuitos serão realizados no Centro de Convenções de Mateiros

Os quase três mil moradores de Mateiros (2.748), leste do Tocantins, terão um dia dedicado à cidadania, durante a inauguração do “Justiça Bem Aqui – Ponto de Inclusão Digital (PID)”, na segunda-feira, 25, das 9 às 17 horas, serão oferecidos diversos serviços do Judiciário do Tocantins e parceiros.

Fazem parte da ação O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a Justiça Federal (1º grau), Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), o Ministério Público Federal (MPF), o TRT 10 º região - Distrito Federal e Tocantins -, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Prefeitura de Mateiros.

A Justiça Eleitoral vai orientar sobre o uso do sistema Título-Net para emissão do título eleitoral (alistamento, revisão e transferência de domicílio), emissão de certidões eleitorais de quitação, partidárias e criminais, entre outros.

Atendimentos do TRE-TO

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)

- Orientações sobre a utilização do sistema Título-Net para emissão do título eleitoral (alistamento, revisão e transferência de domicílio)

- Emissão de certidões eleitorais de quitação, partidárias e criminais

- Informações sobre voto acessível

- Justificativa eleitoral (regularização de ausência às urnas)

- Multas-eleitor com débito (obtenção de guia de multa pela internet)

- Informações para Mesários (folgas, declaração de trabalhos e vale-alimentação)

- Consultas (pendências eleitorais, endereço do local de votação, cancelamento de título)

- Orientações sobre o aplicativo e-Título

Mais serviços

Entre os serviços estão emissão de carteiras de identidade para crianças de 0 a 12 anos, por meio do Ministério Público do Tocantins (MPTO), emissão de certidões da Justiça Federal, consulta médica, odontológica e com nutricionista da Polícia Militar, atendimentos jurídicos gratuitos às pessoas que não podem pagar pelo serviço pela equipe da Defensoria Pública.

O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) vai estar presente com a equipe do Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que vai fazer orientações jurídicas e atendimentos de reclamação pré-processual em várias áreas (Veja quadro abaixo).

Fisioterapeutas do Centro de Saúde vão promover palestras de orientação e prevenção do adoecimento físico e mental. E os servidores e servidoras do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM) vão desenvolver várias ações com a comunidade local, entre elas, rodas de conversa sobre Violência Doméstica contra a Mulher, Prevenção da Gravidez na adolescência e Uso de Álcool e Drogas. Ainda na área da saúde, a Polícia Militar vai oferecer atendimentos odontológico, nutricional e médico.

O PID

O “Justiça Bem aqui – Ponto de Inclusão Digital” é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado em dezembro de 2023, entre o Tribunal de Justiça do Tocantins, a Justiça Federal (1º grau), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Defensoria Pública Estadual (DPE-TO).

A iniciativa vai ao encontro do Plano de Gestão 2023/2025 do PJTO e segue as orientações da Resolução nº. 508 de 22/06/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) pelo Poder Judiciário nos tribunais de todo o País, especialmente nos municípios que não sejam sede de nenhuma unidade judiciária.

Tribunal de Justiça

- Orientações jurídicas;

- Reclamação pré-processual, com a possibilidade de realização de audiência durante o atendimento em casos relativos: direitos patrimoniais (vizinhança, consumidor), ação de cobrança, negociação de dívida, divórcio consensual, reconhecimento e dissolução de união estável, ação de alimentos, regularização de guarda e visitas, partilha de bens, reconhecimento voluntário de paternidade, divulgação e inclusão de famílias para participar da Oficina de Pais e Filhos; divulgação e orientação sobre a Justiça Restaurativa; divulgação e orientação sobre a ação referente a Casamento comunitário para casais que vivem em união estável.

GGEM

- Mobilização Comunitária

- Diagnóstico local com interação com a comunidade - levantamento de demandas judiciais latentes na comunidade de Mateiros

- Rodas de Conversa sobre Violência Doméstica contra a Mulher, com distribuição de material informativo; Prevenção da Gravidez na adolescência e sobre Uso de Álcool e Drogas.

Justiça Federal - SJTO

Seção de Atendimento e Distribuição de Certidões (Seadi)

- atendimento ao público - fornecer informação e orientação sobre a utilização dos sistemas processuais, prestar esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pelo PID)

- cadastro de usuários no PJe para acompanhamento processual

- emissão de certidões e orientar sobre a solicitação de certidão no sistema online

Núcleo de Apoio ao JEF (Nucod)

- esclarecer dúvidas, orientar as consultas processuais e explicar sobre os serviços oferecidos pelo PID)

- fazer as atermações e, caso seja necessário, encaminhamentos ao INSS (que também estará presente no evento) principalmente nas situações em que a parte não tenha dado entrada administrativamente no benefício pretendido;

Ministério Público do Tocantins (MPTO)

- Mini Cidadão - emissão de carteiras de identidade para crianças de 0 a 12 anos

- Ouvidoria - atendimento à população

- Núcleo Maria da Penha- atendimento e orientação

- Atendimento e vistorias realizadas pelo Promotor de Justiça

Defensoria Pública do Tocantins (DPETO)

- atendimentos jurídicos gratuitos às pessoas que não podem pagar pelo serviço.

- Dia 25 de março: das 8 às 16h e no dia 26, das 8 às 12h, no Centro de Convenções de Mateiros. É necessário levar os documentos pessoais e, se tiver, os referentes ao assunto que precisa resolver na Justiça, além disso, é preciso cumprir os critérios para atendimento, como renda individual mensal de até dois salários mínimos e meio, conforme consta na Resolução CSDP Nº 170/2018. (Ascom TRE-TO com informações do TJTO)