Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Garbiel Chagas

Foto: Garbiel Chagas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 22, “o dia D” de vacinação antirrábica para cães e gatos. Foram 25 pontos de vacinação distribuídos em diversos bairros da cidade, com equipes disponíveis das 8h às 17h. Foram imunizados 6.262 animais.

A campanha de vacinação antirrábica em Gurupi, teve início no último dia 11 deste mês e imunizou até esse sábado um total de 6.472 animais, entre cães e gatos. “É um número significativo, mas ainda não alcançamos nossa meta e temos mais de 3.400 doses disponíveis”, disse o coordenador do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Luciano Morais Santos.

O prédio do CCZ está fechado durante esta semana para manutenção e retomará os atendimentos na próxima segunda-feira, 1º de abril. “Continuaremos com a campanha até aplicarmos todas as doses”, afirmou.

A vacina é destinada para cães e gatos sadios a partir de três meses de idade e deve ser aplicada anualmente. Para a aplicação da vacina, o responsável deve levar os cães contidos por coleiras, guias e focinheiras em casos de pets bravos e/ou de grande porte, já os gatos devem ser transportados em caixas de contenção para evitar fuga e/ou acidentes com os demais bichinhos.

Não há contraindicações de vacinação contra fêmeas grávidas (prenhes) ou em lactação. O horário de funcionamento disponível para vacinação no CCZ é de segunda a quinta de 8h às 11h e de 13h às 16h.