Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

Foto: Flaviana OX

Considerado um dos maiores espetáculos teatrais a céu aberto do Tocantins, a Paixão de Cristo chega a sua 20ª edição. Com direção da Cia de Teatro Art’Sacra, a apresentação acontece na próxima sexta-feira, 29, às 20 horas, na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia. A entrada é 2 kg de alimentos não perecíveis e a classificação é livre.  

A equipe de elenco e produção conta com a participação de cerca de 500 voluntários, dentre pessoas das mais diversas religiões, gêneros e classes sociais. Além disso, o elenco neste ano conta com a participação de indígenas Xerente e jovens em regime socioeducativo.

Reencontro

O espetáculo neste ano celebra os 20 anos de realização da Paixão de Cristo com a Cia Art’Sacra no Tocantins. Para celebrar a data especial, o espetáculo contará com a participação de pessoas que participaram do elenco e bastidores ainda nas primeiras edições da peça. “Será um encontro memorável, convocamos a todas as pessoas que participaram conosco de todas as edições da Paixão de Cristo, principalmente as primeiras. Para que tenhamos um encontro histórico”, almeja o diretor-geral do espetáculo, Valdeir Santana.

A atriz Cymara Miranda foi uma das pessoas que participou das primeiras edições do espetáculo. Para ela, é uma imensa satisfação e orgulho retornar à produção. “Ter a oportunidade de participar das primeiras apresentações e da atual traz um misto de gratidão por fazer parte dos primeiros passos da Companhia e de orgulho por ver o quanto elas se aprimoraram ao longo dos anos, envolvendo diversos segmentos, agregando as experiências de diversas culturas e crenças, tomando dimensões de grande evento cultural na cidade”, declara.

Além do elenco pioneiro, novos integrantes também integram a  equipe. É o caso de Renato Augusto Fontanelli, que além de ator assume também neste ano como assistente de direção. “Faz pouco tempo que contribuo com o caminho da Companhia Art'Sacra, mas é como se eu tivesse estado desde a primeira apresentação. Me sinto em família, onde posso crescer e amadurecer como pessoa junto com meus amigos de caminhada. Reviver todos os anos a memória de Jesus Cristo em sua vida pública, paixão, morte e ressurreição é uma experiência única, capaz de tocar o mais profundo do nosso coração nos tornando pessoas novas, com uma nova mentalidade sempre. É uma imensa alegria poder contribuir para a cultura da nossa cidade propagando uma mensagem de valores e para o crescimento humano”, revela.

Segundo Valdeir, o objetivo maior é poder levar às pessoas momentos de reflexão, através da arte. “Queremos alcançar o íntimo de cada pessoa que participa, seja como elenco, produção ou plateia, que por inúmeros motivos conviveu ou convive com turbulências, que por vezes fez nos distanciarmos de Deus e dos irmãos. Será um espetáculo marcante e inesquecível”, celebra o diretor.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo, realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro, foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.