Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Marcada para acontecer na transição do dia 29 de março (Sexta-feira Santa) para o dia 30 (Sábado de Aleluia), a Festa dos Caretas, realizada em Lizarda, está aberta para receber doações. Idealizada pela produtora Círculo Filmes, a iniciativa visa fortalecer essa que é uma das principais manifestações da cultura popular do interior do Tocantins.

“Nós estamos desenvolvendo um projeto maior que abrange a Festa em sua temática, daí veio o envolvimento e aproximação com a comunidade e o ímpeto de iniciar a campanha para fortalecer os Caretas de Lizarda”, explica a produtora Érika Mariano, uma das idealizadoras da Campanha de Arrecadação.

As doações já caem direto na conta bancária da dona Luiza Alves de Souza, que atualmente é uma das principais articuladoras do festejo, que acontece tradicionalmente há mais de 90 anos em Lizarda, passando de geração a geração.

Cultura Popular

A Festa dos Caretas é uma manifestação popular tradicional, possivelmente herdada da cultura de folguedos do Piauí e Maranhão, origem dos primeiros moradores de Lizarda. Nela há a figura do enfrentante, que lidera os caretas para proteger a “quinta”, roça com cana e bananeiras, formada especificamente para festa.

Na brincadeira, os populares tentam pegar os produtos da quinta, enquanto os caretas - homens fantasiados com máscaras feitas de cabaça, tecidos e palhas -, tentam impedi-los, açoitando-os com a pinhola, um chicote artesanal feito com o entrelace de ramas de buriti. Durante toda a festa, as mulheres e as crianças cantam e dançam cantigas de roda.

Para doar

Para doar, basta transferir qualquer quantia por meio da chave PIX da dona Luzia Alves de Souza: 63992557320.

Os recursos serão direcionados para a montagem da quinta e despesas com alimentação e materiais para confecção das máscaras e ornamentos.