Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou a abertura das inscrições até o dia 20 de abril para o programa TechInclusão. Os cursos presenciais, com carga horária de 200 horas e que terão a duração de quatro meses, têm o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 16 e 29 anos, para oportunidades de qualificação na área de tecnologia.

Os interessados terão a chance de se qualificar em cursos de Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Móvel, com a garantia de uma bolsa-auxílio durante o período de estudo.

Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o TechInclusão busca atender jovens diversos: incluindo mulheres, pessoas negras, povos originários, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens em ressocialização cumprindo penas curtas ou medidas alternativas do sistema prisional, pessoas com deficiência (PCD) e outros grupos.

A inscrição está disponível através do formulário online.  Para acompanhar todas as etapas e informações do projeto, os interessados podem acessar a rede oficial @techinclusao.to ou acompanhar o site oficial da UFT.

George França, coordenador do projeto, enfatiza a importância do TechInclusão para suprir a demanda crescente por profissionais qualificados na área de tecnologia no estado do Tocantins, destacando o compromisso do programa também com a inclusão e permanência dos jovens no mercado de trabalho, promovendo a diversidade e combatendo a discriminação.

“Este programa representa um caminho para a inclusão e a transformação de suas realidades. Ao adquirirem habilidades em tecnologia da informação, esses jovens não apenas ampliam suas chances de emprego, mas também ganham autonomia e protagonismo em suas trajetórias profissionais. O TechInclusão não apenas ensina tecnologia, mas também abre portas para um futuro mais promissor e igualitário, promovendo a diversidade e combatendo as desigualdades sociais”, destaca.

Sobre o programa:

O TechInclusão, coordenado pelo professor George França, é um projeto de extensão da UFT que visa promover a inclusão social e ampliar as oportunidades de emprego para jovens de diversos grupos em situação de vulnerabilidade no Tocantins.

Os cursos serão ministrados em polos localizados nas cidades de Palmas, Tocantínia, Porto Nacional, Dianópolis e Arraias, proporcionando acesso à capacitação tecnológica em diferentes regiões do estado.