Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Para ampliar e facilitar ainda mais o acesso dos palmenses, moradores da região sul de Palmas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)  disponibiliza um ponto de atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I, no Aureny III, durante o mês de abril. 

As atividades que já iniciam no dia 1º de abril e seguem até o dia 26, das 9h às 17h, visam atender o maior número de eleitores, uma vez que o fechamento do cadastro eleitoral encerra no dia 8 de maio, e em outubro acontecem as eleições municipais.

A capital do Tocantins conta com uma população de 302.692 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste número, cerca de 210 mil são eleitores aptos, sendo que uma parcela significativa do eleitorado, mais de 80 mil, está localizada na região sul - a qual engloba os bairros de Taquaralto, Taquaruçu, Taquari, Aurenys, dentre outros.

Serviços

Serão ofertados para a população serviços eleitorais de emissão do 1º título (alistamento), regularização da situação eleitoral, pagamento de multa, transferência e revisão dos dados cadastrais.

Para o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, a ampliação do acesso aos serviços eleitorais garante a participação da população no processo democrático. “Com a criação deste posto de atendimento eleitoral na região sul de Palmas, buscamos intensificar o atendimento e facilitar o acesso dos eleitores para se regularizar até o fechamento do cadastro eleitoral. Esta iniciativa reflete nosso compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços eleitorais de forma eficiente e inclusiva", afirma o magistrado.

29 Zona Eleitoral

Distribuídos em 690 seções eleitorais e 78 locais de votação, os mais de 200 mil eleitores palmenses tornam a 29ª Zona Eleitoral o maior colégio eleitoral da região norte do país, estando em décimo lugar no âmbito nacional. (TRE/TO)