Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Sérgio Dias

Foto: Sérgio Dias

Desde o início da sua ofensiva para lá de positiva no mercado brasileiro, quando decidiu comercializar por aqui seus modernos veículos, a BYD apresentou sete modelos: os elétricos Tan, Han, Yuan, Dolphin, Seal e Dolphin Mini, e o híbrido plug-in Song Plus DM-i, modelo que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar.

Com preço a partir de R$ 229.800,00, o SUV Song Plus DM-i é equipado com dois motores: um movido a gasolina que entrega 110 cavalos de potência e outro elétrico com 179 cavalos de potência que, combinados, entregam 235 cavalos de potência e torque máximo 400 N.m. A bateria do motor elétrico é a Blade, com capacidade de de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.

Com uma transmissão que não utiliza marchas definidas, o Song Plus DM-i acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia elétrica de 51 quilômetros com carga total da bateria e autonomia acima dos 1.000 quilômetros no modo híbrido.

Essa autonomia do Song Plus DM-i só é possível em razão da tecnologia DM-i, que entrega baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa emissão de CO2. Para curtas distâncias a tecnologia usa o sistema elétrico e para longas, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico, levando em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética.

O design do Song Plus DM-i se destaca e foi batizado pela BYD de Dragon Face 3.0, que se caracteriza pelos faróis Full LED que, segundo a fabricante chinesa, “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. A grade frontal conta com tiras decorativas cromadas com acabamento em 3D. Os retrovisores possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.

  (Foto: Sérgio Dias)

(Foto: Sérgio Dias)

As rodas de liga leve são de 19” e alto brilho, com grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.

Na traseira, o SUV traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança. O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas.

 (Foto: Sérgio Dias)

  (Foto: Sérgio Dias)

Internamente, o modelo apresenta um excelente acabamento, com uma central multimídia Touch de 12,8” da DiLink. Seu painel é 100% HD digital personalizável com 12,3”, e volante multifuncional com controles diversos.

 (Foto: Sérgio Dias)

 (Foto: Sérgio Dias)

Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano, que aumenta o conforto dos ocupantes e os assentos permitem reclinação do encosto e oferecem excelente comodidade extra às pernas.

Seu porta-malas tem capacidade para 574 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros. Uma facilidade é a sua abertura, que é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.

  (Foto: Sérgio Dias)

Comodidades que encontramos em outros modelos do mercado também estão disponíveis no SUV, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

Outras comodidades estão presentes no modelo com o ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente e saída para os bancos traseiros e teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.

O BYD Song Plus DM-i está disponível em versão única de mercado e cinco cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul).

Confira um vídeo de lançamento do BYD Song Plus DM-i.

 

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Hyundai amplia estratégia global de ter o futebol como ferramenta de inclusão e união entre as pessoas

A Hyundai Motor anunciou o patrocínio da CONMEBOL Libertadores, principal competição do futebol sul-americano, além de outros eventos anuais importantes, como CONMEBOL Libertadores Sub 20, CONMEBOL Libertadores Futsal, CONMEBOL Libertadores Futsal Feminino e CONMEBOL Libertadores Futebol de Praia.

A parceria entre Hyundai e CONMEBOL é válida até 2026 e inclui, além da presença da marca em diferentes comunicações visuais dos jogos, a premiação “Melhor Jogador da Partida", entregue aos atletas em destaque no final de cada jogo. Outras ações, tais como a Fan Zone da Hyundai e exposições e demonstrações exclusivas de veículos, serão anunciadas em breve.

Lamborghini apresenta o Huracán Sterrato pela primeira vez na América do Sul

A Automobili Lamborghini inaugurou seu novo showroom em São Paulo com a estreia sul-americana do Huracán Sterrato, modelo que é o primeiro do seu gênero e explora uma nova fronteira no prazer de condução, concebido para ir além quando o asfalto termina. Com uma velocidade máxima de 260 km/h, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

“São Paulo é uma força influente na crescente comunidade automotiva do Brasil e, um parceiro forte como a Lamborghini São Paulo, garante que nossos clientes receberão uma experiência elevada. O novo showroom de última geração irá melhorar ainda mais esta experiência, ao mesmo tempo que fará a transição da empresa para uma nova era de carros eletrificados”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

MINI apresenta a série especial e limitada Cooper S Top Mayfield Edition

A MINI lança no Brasil a série especial Cooper S Top Mayfield Edition, que chega em tiragem limitada e exclusiva de apenas 17 unidades e é inspirada na fazenda de lavanda Mayfield, perto de Londres, Inglaterra, famosa por sua interminável paisagem de lavanda roxa.

Com preço a partir de R$ 256.990,00, a série especial traz detalhes estéticos exclusivos no exterior e no interior e chega equipada com motor 2.0 turbo de 192 cavalos com uma transmissão automática de sete velocidades, que acelera o modelo de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 235 km/h.

JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

FPT Industrial alcança a produção de 200 mil motores em Córdoba

A FPT Industrial alcançou marco significativo em sua fábrica de Córdoba, Argentina, com a produção do motor de número 200 mil. Inaugurada em 2012, a unidade é dedicada à produção de powertrain para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção, além de equipamentos de geração de energia.

Suas duas linhas de montagem produzem a série NEF de médio porte, juntamente com as versões de motores pesados Cursor 9, 10, 11 e 13, sendo que o motor número 200 mil é um Cursor 13 Euro VI destinado ao Brasil.

Honda Energy comemora operação e a garantia de energia renovável para produção de automóveis

A Honda Energy, empresa do grupo Honda dedicada à gestão do parque eólico da empresa, completará uma década em operação em 2024 e chega a esse momento com uma conquista significativa para todo o setor automotivo nacional: a produção de um milhão de automóveis Honda com energia elétrica limpa e renovável.

Isso é possível porque a Honda Energy supre toda a demanda de energia elétrica das fábricas de automóveis, no interior de São Paulo, além de atender o escritório administrativo na capital paulista por meio do Sistema Interligado Nacional, uma rede elétrica que possibilita o intercâmbio de energia em todo País.

Komatsu deixa operação em minas mais segura com caminhão autônomo

A Komatsu global anunciou que chegou a 700 o número de caminhões autônomos em operação em todo o mundo com o sistema FrontRunner. Essa última unidade foi implantada na mina de cobre Lomas Bayas da Glencore, no Chile, que introduziu o Komatsu AHS pela primeira vez em novembro de 2023. 

Este marco é uma conquista significativa para a Komatsu, que iniciou o teste AHS em 2005 e implementou o primeiro equipamento comercial do mundo em janeiro de 2008. Desde então, a empresa já implantou seus caminhões autônomos em 23 minas, em cinco países, transportando mais de sete bilhões e meio de toneladas métricas de materiais.

Nissan amplia oferta de possibilidades da linha GT-R 2024

A Nissan amplia a oferta no mercado dos Estados Unidos do modelo GT-R 2024 com as séries de produção limitada T-spec Takumi e Skyline, que prestam uma homenagem aos takumi, mestres artesãos responsáveis pela montagem manual de cada um dos motores VR38DETT que equipam a linha.

Estes motores já são identificados por uma placa contendo o nome do takumi que realizou a montagem manual e, no caso desta série especial, a placa do motor receberá uma gravação na cor vermelha em reconhecimento à dedicação do mestre que participou de sua criação.